quarta-feira, outubro 20, 2021
InícioItaguaíZelando pela segurança e eficiência nas construções

Zelando pela segurança e eficiência nas construções

Com uma rotina dedicada ao setor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, na empresa Itaguaí Construções Navais (ICN), encarregada do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, da Marinha do Brasil, o engenheiro Renato Rezende Cardoso leva ao pé da letra a máxima segundo a qual a educação é fundamental para o crescimento de cada indivíduo, mas também para o desenvolvimento do país. E para o engenheiro, levar a sério esse conceito foi um caminho que começou a se materializar com a conclusão dos cursos superiores de Engenharia Civil, de Produção e de Segurança do Trabalho, e acabou se transformando no livro “Os aspectos e Impactos da Aplicação do BIM na Indústria da Construção Civil”, que ele lançou em versão digital pela Editora Simplíssimo, e está à venda em aplicativos digitais como Amazon, Itunes e Google Play. Renato Re

Com uma rotina dedicada ao setor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, na empresa Itaguaí Construções Navais (ICN), encarregada do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, da Marinha do Brasil, o engenheiro Renato Rezende Cardoso leva ao pé da letra a máxima segundo a qual a educação é fundamental para o crescimento de cada indivíduo, mas também para o desenvolvimento do país.

E para o engenheiro, levar a sério esse conceito foi um caminho que começou a se materializar com a conclusão dos cursos superiores de Engenharia Civil, de Produção e de Segurança do Trabalho, e acabou se transformando no livro “Os aspectos e Impactos da Aplicação do BIM na Indústria da Construção Civil”, que ele lançou em versão digital pela Editora Simplíssimo, e está à venda em aplicativos digitais como Amazon, Itunes e Google Play.

Renato Rezende contou ao ATUAL que o livro é resultado de uma série de conhecimentos acumulados durante os anos de estudos universitários, e que envolvem a tecnologia Building Information Modeling (BIM), que em português significa Modelagem de Informações da Construção. “É um processo que facilita a visualização de projetos, um avanço em relação ao AutoCAD, pois envolve estágios como os de visualização em três dimensões, planejamento, dimensionamento de tempo e orçamento. São ao todo sete níveis de maturidade”, explica ele.

O engenheiro Renato acrescenta que as facilidades oferecidas pelo BIM na área da construção civil permitem localizar pontos de interferência nas estruturas, o que favorece a diminuição de riscos de acidente, além de facilitar o controle de custos. “A aplicação do BIM no monitoramento de barragens, por exemplo, poderia identificar problemas que levaram à ocorrência daquele acidente em Brumadinho”, salienta o escritor, que precisou de um ano para elaborar a obra.

Renato Rezende diz que seu livro pode ser útil para técnicos em engenharia, professores, especialistas em segurança do trabalho e até para profissionais que atuam na área de saúde. “Ele ajuda no compartilhamento e compatibilização de ideias por diferentes profissionais, num esforço ajuda a chegar ao resultado final com mais eficiência, segurança e economia”, completa.

FOTO DIVULGAÇÃO – A OBRA trata de conceitos vitais para o êxito em projetos na construção civil

Com a obra inserida no plano digital, o próximo passo para o engenheiro Renato Rezende é ver o livro em versão impressa, o que prevê para agosto ou setembro de 2019. Atualmente cursando mestrado em Ciência e Tecnologia, na Universidade Estadual da Zona Oeste, ele já planeja transformar o resultado de seus novos estudos em mais uma publicação a serviço do conhecimento. É ou não é um caso de levar ao pé da letra o entendimento de que a educação é fundamental?

RENATO REIS

renato.reis@jornalatual.com.br

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!