Vitória em família nos Estados Unidos
Pai e filha de Itaguaí conquistam medalhas de bronze no Pan IBJJF 2025, disputado na Flórida, nos Estados Unidos
O Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu Brasileiro (Pan IBJJF) é o maior torneio de jiu-jitsu brasileiro realizado nas Américas. A Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF) é a responsável pela realização anual do evento. Na edição desse ano, dois atletas de Itaguaí conseguiram subir ao pódio da competição. O pai, Fábio do Valle Borges; e a filha, Beatriz Fernandes Borges, conquistam o terceiro lugar em suas respectivas categorias. O palco das disputas foi a Silver Spurs Arena, na cidade de Kissimmee, na Região Metropolitana de Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Vencendo dificuldades
Fábio disputou na categoria galo, até 57,50 kg faixa preta master 3. Já Beatriz, conhecida como Bia, participou na categoria Juvenal 2 faixa azul pena até 52 kg. “Vencendo todas as dificuldades para conseguir viajar para representar Itaguaí e o Brasil no exterior”, enfatizou Fábio, em mensagem enviada ao Jornal Atual, repetindo um ritual comum em suas trajetórias como atletas. “Nossa equipe é a carioca Brazilian Jiu-Jitsu, do mestre Mauro Tani”, completou Fábio.
Orgulho do pai treinador
Segundo Fábio, o Pan IBJJF contou com a participação dos melhores atletas de jiu-jitsu no mundo. Ele, que divide as funções de pai, treinador e atleta, precisou de muita disposição para conquistar a medalha de bronze. “Bia vem se consolidando entre as melhores atletas de sua categoria, superando atletas de alto nível e conquistando o bronze”, orgulha-se o pai e treinador. Fábio lembra que atualmente ele e a filha contam com o apoio da Kenko Saúde, Colégio Cem, Igreja Batista Vila, Ceos Idiomas, Peixaria Costa Verde, Japas Culinária Japonesa, Magnífico Burguer, Deufome Gourmet e Bar do Pereira.
Apoios são muito bem-vindos
Seguindo uma sina que não é particular, envolvendo também diversos atletas da região, que competem em diferentes modalidades Fábio, e Bia continuam buscando mais apoio e patrocínio para custear a participação nos próximos grandes compromissos. Eles têm novos desafios na agenda, com a disputa do Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, em abril, na cidade de Barueri, em São Paulo; e o Campeonato Mundial da IBJJF, que será disputado na Califórnia, nos Estados Unidos, em maio.
Leia também: Atletas de projeto inclusivo de Itaguaí brilham no Panamericano de Jiu-Jitsu