terça-feira, novembro 30, 2021
InícioItaguaíVila Margarida viveu sábado cultural

Vila Margarida viveu sábado cultural

O segundo ano do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cidadania, foi encerrado no último sábado, dia 14 de dezembro, na Praça dos Prédios, no bairro Vila Margarida.

Uma novidade na programação foi o 1º Circuito de Bike Cultural de Itaguaí, que durante todo o trajeto contemplou pontos turísticos de Itaguaí, como o Chafariz, a Casa de Cultura, Obelisco e outros, acompanhado de um carro de som que contava a história de cada monumento. O intuito foi lembrar a história de Itaguaí. “Idealizamos o 1 º Circuito Bike Cultural de Itaguaí para lembrar da nossa história e nossa origem. E queremos realizar outros! Vamos acrescentar mais pontos históricos no trajeto e convocar a população para participar também”, destacou o idealizador do projeto Circuito Bike Cultural de Itaguaí,

O segundo ano do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cidadania, foi encerrado no último sábado, dia 14 de dezembro, na Praça dos Prédios, no bairro Vila Margarida.

Uma novidade na programação foi o 1º Circuito de Bike Cultural de Itaguaí, que durante todo o trajeto contemplou pontos turísticos de Itaguaí, como o Chafariz, a Casa de Cultura, Obelisco e outros, acompanhado de um carro de som que contava a história de cada monumento. O intuito foi lembrar a história de Itaguaí. “Idealizamos o 1 º Circuito Bike Cultural de Itaguaí para lembrar da nossa história e nossa origem. E queremos realizar outros! Vamos acrescentar mais pontos históricos no trajeto e convocar a população para participar também”, destacou o idealizador do projeto Circuito Bike Cultural de Itaguaí, William Persiny.

Quem esteve presente ainda conferiu apresentações de música da Corporação Musical Maestro Ilson de Lima (Commil) junto com os alunos das escolas municipais Prefeito Abeilard Goulart de Souza, Professora Elmira Figueira e Vereador Galliaço Prata, que fazem parte do Eixo 2 do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos. Além da apresentação do Coral da Terceira Idade de Seropédica com o maestro João Mascelo, que encantou os espectadores com a animação na cantoria.

O evento ainda contou com teatro interativo do grupo Despertando, feira de artesanato com o projeto Itaguaí Art’s e gastronomia, roda de capoeira com o Mestre Borracha, além da oficina de pintura de rosto com o grupo Zóio da Arte e do espetáculo circense elaborado por alunos da E.M Professora Severina Dos Ramos de Sousa, em Coroa Grande, durante as oficinas da Turma em Cena, por meio do Eixo 2 do projeto. O público também assistiu o “Cineminha”, que apresenta os vídeos das edições anteriores do projeto e filmes produzidos por alunos das escolas municipais que receberam o Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, através do projeto Ativa Escola.

Em 2018, por 10 meses, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, com o patrocínio da Vale e em parceria com o então Ministério da Cultura, levou diversas atividades culturais gratuitas para diferentes pontos da cidade homenageando e contando a história do bicentenário de Itaguaí.  Em maio deste ano, com um novo formato de divisão por eixos, o projeto atuou em escolas municipais durante o ano, além das ações nas praças de Itaguaí, que aconteceram a cada terceiro sábado do mês, e das capacitações semanais para artesãos da cidade.

Ao todo, 11 escolas municipais receberam as oficinas gratuitas do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, onde foram desenvolvidas uma série de atividades culturais como teatro, dança, artes plásticas, fotografia, música, stop motion e vídeo. Durante as ações na escola, através do Eixo 1 – Ativa Escola, foram realizados pelos alunos  três curta-metragens, com participação desde o roteiro até a preparação de figurinos e gravação do vídeo. Além disso, também foram criadas músicas e peças teatrais.

Já o Eixo 2, composto pelos grupos Turma em Cena, Corporação Musical Maestro Ilson de Lima (Commil) e Despertando, ofereceu oficinas de música com instrumentos musicais, arte circense com montagem de espetáculo nas escolas e teatro interativo na Praça Vicente Cicarino, no Centro de Itaguaí. Ainda dentro do Eixo 2, foi criado o grupo Itaguaí Arts composto por artesãos da cidade que receberam, semanalmente, capacitações para aprimoramento de técnicas de artesanato sustentável, com materiais recicláveis.

FOTOS DIVULGAÇÃO
Circuito de Bike Cultural de Itaguaí foi umas das novidades do projeto no bairro Vila Margarida
Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!