segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioDestaqueVereador Vinícius Alves ganha prêmio em competição de fisiculturismo

Vereador Vinícius Alves ganha prêmio em competição de fisiculturismo

Parlamentar do Republicanos em Itaguaí fica em terceiro lugar em competição estadual e vai disputar título em uma das categorias do campeonato brasileiro

Quem diria que, sob o terno ou roupas de trabalho na Câmara, havia um corpo cuidadosamente esculpido? Pois é o que acontece com o vereador do Republicanos (eleito em 2016 e reeleito em 2020) e vice-presidente da Câmara Municipal de Itaguaí, Vinícius Alves, que acaba de obter a terceira colocação no Mister Rio, uma competição de fisiculturismo a nível estadual.

Vinícius, que tem 44 anos, garantiu o destaque na categoria Body Shape, sub-categoria Master. “Estou muito contente em representar Itaguaí numa competição desse nível e meu objetivo é fazer um bom papel no campeonato nacional”, disse o vereador.

Vinícius contou com exclusividade ao ATUAL que pratica o esporte desde que tinha 14 anos, ou seja, há 30 anos, e que somente agora se sentiu confiante para participar de uma competição: “Eu tinha esse sonho, mas para subir no palco eu precisava estar preparado psicológica e fisicamente. Hoje tenho a maturidade necessária, meu corpo responde de maneira adequada como atleta. Não queria subir ao palco sem me sentir pronto para isso”, explica ele.

Outro fator importante que Vinícius ressalta é o fato de que ele nunca admitiu a hipótese de competir sob efeito de consumo irregular de hormônios: “Competi de forma limpa e natural, joguei o jogo limpo”, enfatizou.

E para “jogar o jogo limpo” é preciso muito, mas muito esforço mesmo. Prestes a completar 45 anos, Vinícius disse que pratica quatro horas diárias de atividade física, entre treinos aeróbico e de força.

É preciso se alimentar de três em três horas, com refeições cuidadosamente elaboradas. Há dias em que se consome oito refeições por dia, de forma escalonada. É muita clara de ovo, frango, batata-doce e uma dose absurda de empenho, disposição, disciplina e obstinação. O resultado é visível nas fotos que o vereador publicou na sua página pessoal no Facebook e nas que ilustram essa matéria.

30 ANOS DE FISICULTURISMO

Tudo começou quando a tia de Vinícius, chamada Cecilia, o levou a uma academia chamada “Oficina do Corpo”, que ficava no centro de Itaguaí, em frente ao Posto Vanilda. Ele tinha apenas 14 anos. Depois desse primeiro contato com o esporte, ele foi para São Paulo em 1998, pois havia sido aprovado em uma prova na Aeronáutica. Voltou ao Rio de Janeiro em 2002, mas manteve a prática, principalmente porque em São Paulo há um grande número de adeptos e o assunto é mais popular entre os jovens. Durante a estada em SP, ele treinou na academia da Gaviões da Fiel.

Pose no Mister Rio Bonito, onde competiu no último dia 23 e ficou na quinta colocação: rumo ao nacional, com muita preparação e estratégia para alcançar o pódio no nacional, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, no Tijuca Tênis Clube (Arquivo Pessoal)

O interesse pelo fisiculturismo foi tanto que levou Vinícius a se tornar um árbitro da International Federation of Body Building (IFBB), prestigiada instituição. Isso o ajudou a realizar duas competições em Itaguaí sob o selo da entidade: o Garoto e Garota Academia (em 2015) e o Rei e Rainha Fitness (em 2016).

BODY SHAPE

De modo geral, o fisiculturismo é uma prática de hipertrofia dos músculos, cujo objetivo é esculpir a estrutura muscular do praticante para que ela alcance o ápice de desenvolvimento.

Não é oficialmente um esporte, pois não tem representação nos Jogos Olímpicos. Apesar disso, é representado nos jogos Pan-americanos e Asiáticos. Há, porém, competições organizadas por diversas entidades, nas quais se analisam força, proporção, tamanho e definição de estética dos músculos.

Um dos fisiculturistas mais conhecidos é o ator e ex-governador do estado americano da Califórnia – Arnold Schwarzenegger, que já foi astro de cinema e atuou em diversos filmes de sucesso.

A competição que Vinícius participou é organizada pela BRAFF (Fundação de Culturismo e Fitness do RJ). Ele se destacou na categoria Body Shape, na qual o critério de avaliação não é o tamanho dos músculos, mas sim um conjunto harmônico: a desenvoltura cênica (como o competidor se apresenta) e a proporção equilibrada entre rosto e corpo. O vereador é apto a disputar nas modalidades Sênior e Master, às vezes com competidores que regulam com a sua idade, às vezes com idades variadas (mais jovens que ele, inclusive).

RUMO AO NACIONAL

Depois do bom resultado no dia 9 de julho, Vinícius disputou ainda, no último dia 23, o Mister Rio Bonito e obteve a quinta colocação. No dia 7 de agosto, ele participa do Mister Itaboraí. Entre os dias 20 e 21 do mesmo mês vai competir a nível nacional, no Mister Brasil, que vai acontecer no Tijuca Tênis Clube, zona norte da capital.

Vinícius comemora troféu no Mister Rio com o coach Junior Andrade (de barba, à esq.) e o auxiliar Mauro Junior (à dir.). Preparação exige muita disciplina, refeições rigorosamente balanceadas e períodos de exercícios físicos intensos alternados com descansos estratégicos: resultados positivos nas competições são dificílimos (Arquivo Pessoal)

Por este motivo, ele intensifica os preparativos na academia Life Fit junto ao técnico Junior Andrade e o auxiliar Mauro Junior (especialista nas poses para apresentar aos jurados).

“Quero que as pessoas se inspirem e passem a praticar atividade física, por isso procuro divulgar o fisiculturismo. Mas qualquer esporte é benéfico para a saúde e para a mente das pessoas”, explica o vereador e vice-presidente.

O sentido de “força do legislativo” passa a ser outro quando agora se sabe que, sob o terno durante as sessões na Câmara, há um corpo que é fruto de muito esforço e disciplina.

Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!