segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioDestaqueVale e Prefeitura de Mangaratiba assinam pacto de preservação do meio ambiente

Vale e Prefeitura de Mangaratiba assinam pacto de preservação do meio ambiente

Iniciativas prevêem investimentos no aparelhamento para prevenção a desastres naturais no município

Na quarta-feira (29), a Prefeitura de Mangaratiba e a Vale assinaram um pacto. Com o acordo, a empresa vai investir R$ 2,4 milhões em estudos e projetos ambientais que terão impacto direto na preservação de áreas de proteção, gerenciamento de resíduos e ações preventivas de Defesa Civil. Todo o trabalho será realizado em parceria com a prefeitura. 

Entre as iniciativas que serão desenvolvidas estão: o Plano de Remediação da Área Degradada do Vazadouro de Nova Mangaratiba (onde funcionava o antigo aterro); o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos; o Projeto de Monitoramento e Pesquisa de Conservação da Fauna Marinha; e as Ações de Proteção e Defesa Civil que vão auxiliar na estruturação e o aparelhamento do órgão para a prevenção a desastres naturais.

 COMPENSAÇÃO

Os projetos são uma forma de compensação ambiental, que beneficiarão não só as áreas de proteção e recursos naturais, mas também, locais de risco e degradação. O desenvolvimento do acordo, que será colocado em prática ainda em 2022, contou com a participação direta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O Prefeito Alan Bombeiro destacou a importância da parceria firmada. Segundo ele esse é um marco histórico para o município. “Estou muito feliz em ver esse projeto sendo formalizado e grato por poder iniciar um modelo novo de gestão, feita com base na parceria e participação conjunta dos órgãos envolvidos. Com esse plano, vamos ter um investimento seguro em ações preventivas, aparelhamento da Defesa Civil, além de conseguir ter uma proteção mais efetiva dos nossos recursos naturais.”, disse o gestor municipal. 

Já Rodrigo Mello, responsável pelas Relações Institucionais e Governamentais da empresa, pontuou que é de total interesse da Vale que o acordo possa ser cumprido em toda sua totalidade.

“Hoje é um dia emblemático para o município e certamente histórico para as operações da empresa. Estamos dando as mãos e pensando no benefício ambiental, social e econômico da cidade. De fato, foi um trabalho diferenciado, feito a diversas mãos com ajuda direta dos técnicos da prefeitura e que mobilizou toda nossa diretoria. Agora estamos prontos para tirar isso do papel e fazer a diferença na história de Mangaratiba”, finalizou.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!