UPA 24h de Itaguaí volta a funcionar no dia 25 de maio
A Prefeitura de Itaguaí estabeleceu a data para o retorno do funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) da cidade. Na próxima segunda-feira, a partir das 7h, a unidade voltará com o atendimento de urgência e emergência 24 horas.
Inaugurada em 2010, a UPA parou de funcionar em 2016 quando foi fechada para reformas. Em seu site oficial, a prefeitura afirmou que assumiu um compromisso de reabrir a unidade até o fim do mês com o objetivo de reforçar a saúde do município.
A UPA de Itaguaí terá diariamente cinco médicos – três clínicos gerais e dois pediatras. Serão 18 leitos – dois no isolamento, nove na sala amarela, quatro na sala vermelha e três na pediatria.
Histórico da UPA
A UPA de Itaguaí foi inaugurada em 2010, e de lá pra cá esteve metida em controvérsias. No ano de 2016 foi fechada por falta de verba, graves problemas financeiros e salários atrasados.
Em junho de 2018 o Ministério da Saúde descobriu que a unidade estava há quase dois anos recebendo repasse do governo federal, mesmo estando abandonada. À época, o Ministério da Saúde afirmou que a prefeitura não comunicou o fechamento da unidade, apenas que a UPA havia mudado de local, e que o endereço informado era o mesmo do Hospital Municipal São Francisco Xavier. Por fim, foi determinada a devolução dos cerca de R$ 5 milhões concedidos e a prefeitura acabou entrando na mira do Ministério Público Federal.
Orçamento de 2020
Foi informado na edição 818 do Jornal Oficial da Prefeitura de Itaguaí – lançada no último dia 16 – que serão gastos anualmente pouco mais de R$ 17,2 milhões apenas em contratação de pessoal. Ainda segundo a Jornal Oficial, foi contratada a Organização Social (OS) Centro de Excelência em Políticas Públicas (CEPP) para administração desse dinheiro.