quarta-feira, janeiro 26, 2022
InícioItaguaíUerj inaugura hoje navio que vai monitorar Baía da Ilha Grande

Uerj inaugura hoje navio que vai monitorar Baía da Ilha Grande

A Marina da Glória servirá de palco, nesta terça-feira, para a inauguração do navio oceanográfico Professor Luiz Carlos, o primeiro do gênero pertencente a uma instituição de ensino superior do estado, no caso a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Funcionando como laboratório flutuante, a embarcação vai alavancar pesquisas e projetos ambientais, como o monitoramento dos ecossistemas marinhos, aperfeiçoando a formação dos estudantes das diversas áreas da Oceanografia, além de apoiar outros cursos da universidade, como Geologia, Geografia e Biologia.

O emprego do navio oceanográfico Professor Luiz Carlos vai possibilitar ainda parcerias com órgãos governamentais, empresas e demais instituições de pesquisa. “A Uerj é a primeira instituição de ensino superior do estado do Rio a possuir um navio. Com ele, vamos potencializar o estudo das ciências do mar, inclusive como laboratório flutuante”, afirma o diretor da Faculdade de Oceanografia, Marcos Bastos.

Com 30,5 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, o navio pesa mais que 250 toneladas, tem capacidade para navegar com 30 pessoas e autonomia para ficar até 15 dias no mar. “Vamos aperfeiçoar o monitoramento da poluição da Baía da Guanabara, da Baía da Ilha Grande além de outras baías, regiões costeiras e oceânicas, atuando diretamente em problemas relacionados à pesca, fazendas marinhas e outros recursos naturais”, informou Marcos Bastos. A embarcação teve investimento da ordem de R$ 7 milhões e foi construída no estaleiro da Indústria Naval do Ceará, com financiamento da própria Uerj, da Assembleia Legislativa do Rio, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio, da Financiadora de Estudos e Projetos e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A embarcação foi batizada em homenagem ao professor Luiz Carlos Ferreira da Silva, que estará presente à inauguração. Na Faculdade de Oceanografia da Uerj, ele tem um trabalho de muitos anos na formação de gerações de oceanógrafos e na consolidação desse campo de estudos no Brasil. O professor Luiz Carlos, que é oficial da reserva da Marinha do Brasil, foi ainda secretário adjunto da Comissão Interministerial de Recursos do Mar.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!