TRE-RJ realiza treinamento para auditoria das urnas no dia das eleições
ELEIÇÕES
Na quarta-feira (3) teve início o treinamento dos 40 servidores do TRE-RJ que irão trabalhar na Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, prevista para ocorrer no mesmo dia e horário do primeiro e segundo turnos, 7 e 28 de outubro, das 8h às 17h. O treinamento, que se encerra nesta sexta-feira (5), está sendo realizado no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no Centro no Rio, onde irá ocorrer o auditoria.
Chamada anteriormente de votação paralela, a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas é aberta ao público e à imprensa. Além de contar com a presença de representantes de partidos políticos e coligações, Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), auditores contratados pelo Tribunal Superior Eleitoral e entidades representativas da sociedade.
No domingo da eleição, serão inseridos, em cinco urnas eletrônicas, os votos em cédulas de papel preenchidas por representantes de partidos políticos. As urnas eletrônicas usadas na auditoria serão sorteadas em audiência pública, na sede do TRE-RJ, no próximo sábado (6), às 9h, e levadas, no mesmo dia, sob escolta policial, ao CCJE. O objetivo é demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico. A partir do “batimento” dos dois resultados é possível afirmar que não houve nenhuma fraude no processo eletrônico de votação.
Pela primeira vez, será realizada também a Auditoria da Urna na Seção Eleitoral, com o objetivo de verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e a integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas. Para isso, na mesma audiência da véspera das eleições, serão sorteadas 10 urnas para serem utilizadas nesse procedimento, que também conta com a participação do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, de representantes dos partidos e coligações e de entidades representativas da sociedade.