Servidores da Educação de Itaguaí fazem treinamento de primeiros socorros
Por meio de uma postagem na sexta-feira (17) no Facebook, na sua página oficial, a Prefeitura de Itaguaí comunicou que realizou um evento de capacitação em primeiros socorros para servidores municipais. Segundo a postagem, o evento foi uma iniciativa das secretarias municipais de Saúde (por meio do programa Saúde na Escola – PSE) e de Educação.
O evento ocorreu no Teatro Municipal Marilu Moreira, com a parceria do Corpo de Bombeiros. Não foi informado em qual dia ocorreu a capacitação nem qual grupamento participou, mas nas imagens do vídeo que acompanha a postagem percebe-se que são bombeiros do 10º GPM.
O tema foi o seguinte: “Prevenção de acidentes em ambientes escolares”.
SITE ENUMERA PONTOS
O site Eduxe (http://eduxe.com.br/blog/2019/04/23/dicas-para-prevencao-de-acidentes-na-escola/) publicou sobre prevenção de acidentes na escola. De acordo com o texto, o primeiro passo a ser dado pelo colégio para construir um ambiente mais seguro para os seus estudantes é a identificação das situações que possam provocar acidentes. Para tanto, é preciso avaliar com cuidado os ambientes da instituição e entender quais os tipos de risco eles oferecem para cada uma das faixas etárias que frequentam a escola.
Ainda de acordo com o site, é importante atentar-se para o pátio, espaço onde as crianças tendem a brincar com mais energia e desatenção. A recomendação é optar sempre por brinquedos que tenham algum tipo de selo de aprovação em segurança, superfícies que não sejam escorregadias, ásperas ou esburacadas e que, preferencialmente, absorvam o impacto em caso de quedas. Além disso, é fundamental que haja alguém para supervisionar as brincadeiras.
Outros lugares mencionados no texto que precisam de atenção especial: brinquedotecas e salas de jogo, laboratórios, bibliotecas e salas de aula. É preciso ficar de olho em janelas, tomadas, lousas, mesas, bancadas e outros móveis (que devem sempre contar com protetores de quinas). Escadas e corrimões também merecem fiscalização: recomenda-se sempre o uso de fitas antiderrapante, sinalização nos degraus e um corrimão cuja altura seja capaz de atender, principalmente, as crianças menores.
Para as entradas de qualquer ambiente da escola, vale dar preferência para portas e portões que contem com dispositivo de fechamento lento. Isso ajuda a evitar que as crianças prendam a mão e os dedos.
O texto finaliza com a seguinte informação: é necessário contar com uma equipe qualificada e bem treinada para oferecer suporte de primeiros socorros. Justamente o que o evento da prefeitura procurou atender para os acidentes que, tomara, nunca aconteçam.