Seropédica: vereadores afastam presidente da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Seropédica, Huguinho (Hugo Pereira do Canto Junior, Patriota), foi destituído do cargo em uma sessão legislativa para lá de confusa e agitada em Seropédica na terça-feira (3).

Os nove vereadores (são 10 no total) haviam aprovado uma comissão para afastar o presidente, e quando o vereador e vice-presidente Neizinho (Sidnei Coutinho Perrut, PSC) tomou a palavra para anunciar o resultado dos trabalhos da comissão, Huguinho alegou que houve desrespeito ao devido processo legal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu não vou deixar que me dêem um golpe”, disse ele. E acrescentou: todo mundo iria para a delegacia depois que ele encerrasse a sessão.

Quando ele de fato quis encerrar a sessão, a confusão se formou, pois Huguinho havia reforçado o plenário com a presença da Guarda Municipal.

O vereador Max Goulart (PSC) disse que o presidente estava cometendo um ato unilateral e que “ele não pode, com um ato pessoal, se suplantar à decisão legislativa da maioria”.

A história começou há cerca de dois meses. Huguinho era alinhado com o prefeito, Professor Lucas, do mesmo partido que o seu. Mas uma divergência quanto ao duodécimo teria afastado os dois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os vereadores apontam outros motivos para as discordâncias: o presidente estaria agindo de forma autoritária, descumprindo o regimento interno e tomando atitudes sem consultar os colegas de parlamento, como por exemplo exonerar funcionários.

Huguinho nega, diz que é vítima de perseguição política e que vai recorrer ao judiciário para se manter no cargo.

Ninguém foi para a delegacia e Neizinho, o vice, é presidente interino.

O Atual procurou o vereador Huguinho para uma entrevista, mas ele não respondeu ao pedido.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
/* */