Seropédica: polícia descobre fábrica clandestina de linha chilena
Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental estouraram uma fábrica clandestina de linha chilena em Seropédica. A ação – fruto de uma denúncia recebida no Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – ocorreu nesta terça-feira (26), no bairro Jardins.
Com base nas informações da denúncia, os agentes lotados na 1ª UPAm (Unidade de Polícia Ambiental) se dirigiram a uma residência localizada na Rua Aparecida Resende, onde a fábrica de linha chilena e pipas funcionava na parte dos fundos. Durante as diligências, a equipe identificou diversos itens que caracterizavam tal atividade.
LEIA MAIS
Homem executado no Rio era Cientista, chefe de milícia em Seropédica
Por exemplo, uma máquina de enrolar linha, um motor, 125 quilos de pó de vidro, nove rolos de linha pronta para uso e uma máquina auxiliar para enrolar linha. A proprietária do imóvel informou que o material pertencia ao esposo, que não se encontrava no local.
Diante dos fatos, os agentes encaminharam os itens apreendidos à 48ª DP (Seropédica), onde registraram a ocorrência com base no artigo 56 da Lei 9605/98 (praticar qualquer ato relacionado a substância nociva à saúde humana ou ao meio ambiente). Não houve prisões.
AUMENTO DE CASOS
O Disque Denúncia informou que o Linha Verde já recebeu 79 denúncias sobre fabricação, comercialização e utilização de cerol e linha chilena em 2024. O número é superior ao dobro do mesmo período do ano passado (37). De janeiro a dezembro de 2023, houve 604 denúncias sobre o assunto.
O serviço orienta a população a denunciar crimes ambientais nos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.