Secretário de Fazenda de Itaguaí participa do Podcast Atual

O pelotense João José Neto está relativamente afastado da sua cidade natal, Pelotas, município da região sul do estado do Rio Grande do Sul, de onde trouxe uma curiosa e divertida história para o Podcast Atual da quinta-feira (15), em mais uma edição da  plataforma do Jornal Atual, realizada com apoio da META e do International Center for Journalists (ICFJ). Segundo ele, convidado para um jantar em sua homenagem, ele deparou-se com um vatapá, prato que não lhe agradou e do qual tratou de se livrar prontamente recorrendo a um jardim existente no local. Ele contou ao jornalista Marcelo Godinho que pouco tempo depois de se desvencilhar da gororoba a anfitriã se aproximou toda contente, dizendo: “Que bom que você gostou do meu vatapá. Sirva-se mais uma vez!”.

Numa conversa que teve desfecho eminentemente técnico, por conta de suas ocupações como homem público nas áreas de finanças e planejamento, João José Neto continuou dizendo que ao completar 18 anos pediu um automóvel de presente aos pais, ameaçando ir embora de casa se o pedido não fosse atendido. Em resposta, seus pais abriram a porta da residência e disseram que ele fosse, mas que poderia voltar se a situação ficasse ruim. “Mas tu vai ter carro no dia em que tu trabalhar pra conquistar o teu carro, comprar o teu carro com o teu dinheiro”, completaram eles. João José disse que esse episódio moldou muito a sua vida. “Isso pra mim foi uma coisa marcante”, emendou ele, lembrando que ao adquirir o seu primeiro automóvel e ao exibi-lo ao pai com todo zelo e orgulho ouviu o seguinte: “Eu queria saber se eu tivesse te dado o carro você teria esse cuidado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando sobre sua trajetória profissional, João José falou de suas passagens pelo primeiro emprego, numa agência de veículos; na Mesbla; no Banco Habitasul; no Banco Meridional, chegando a ser gerente de três agências simultaneamente; numa holding de medicamentos, cosméticos e moda; até chegar a Itaguaí, onde iniciou no comércio administrando um posto de gasolina, protagonizando uma experiência administrativa extraordinária, aumentando a venda de combustíveis de 30 mil litros por mês para 300 mil litros, num espaço de dois anos. Além disso, introduziu novidades pioneiras à época, como a comercialização de cerveja no posto, a parceria com uma locadora para fornecer filmes gratuitamente para os clientes mais fiéis, o aproveitamento da mão-de-obra feminina na função de frentistas, e o funcionamento de um lava-jato.

O secretário municipal de Fazenda falou sobre estratégias que proporcionaram dobrar a arrecadação do tesouro municipal (Cleber Monteiro)

Na conversa com Marcelo Godinho, o secretário também dedicou tempo à abordagem sobre suas atividades na administração pública, com o exercício da função de secretário municipal em cidades como Itaguaí, Seropédica, Japeri, São João de Meriti, Queimados, Vassouras. Ele contou que por onde passou sempre procurou zelar pela eficiência nas administrações. “Sou muito fã do japonês pela questão da disciplina; eu acho que a gente precisa ser disciplinado. Nas festas, a minha equipe de trabalho diz que eu sou perfeito, mas que só sou chato com o horário”, comentou ele. ao falar sobre sua estratégia ao liderar as equipes sob suas gestões.  Falando sobre sua atuação específica em Itaguaí, ele disse que uma conversa com o então presidente da Câmara Municipal de Itaguaí, Rubem Vieira, abriu-lhe as portas da Secretaria Municipal de Fazenda depois da cassação do então prefeito Carlo Busatto Júnior. “Pegamos uma cidade literalmente acabada, com muita dívida, e com a arrecadação na faixa de R$ 35 milhões. Hoje a arrecadação é de R$ 1,1 bilhão , mantendo compromissos em dia, pagando atrasados, garantindo a recomposição dos servidores, em três anos e meio de trabalho”, diz ele, que disse não se deslumbrar pelo poder colecionado em anos de vida pública. “Não esqueça, o poder é efêmero”, concluiu. A íntegra da conversa de Marcelo Godinho e João José Neto ser assistida aqui.

UMA ROTINA DE FLASHES E EVENTOS

Um dos profissionais de imagem mais requisitados em toda a região, o fotógrafo Wellington Alves mantém uma intensa agenda de trabalhos, numa rotina que foge muitas vezes do convencional, em compromissos que são verdadeiras aventuras em meio a animais, em sessões de fotos em ambiente temáticos e até na captação de fotos de pessoas com animais, que acabou resultando numa exposição em cartaz no Shopping PátioMix, complexo com quem mantém uma produtiva parceria. Ele será o convidado do Podcast Atual da quinta-feira (22), quando certamente vai falar de sua formação, da emblemática decisão de trocar a vida de funcionário pela de empreendedor e dos muitos eventos de que participa, incluindo aniversários, casamentos, bodas, 15 anos, inaugurações, eventos corporativos etc, sempre em produções de alto requinte e criatividade.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O intrépido fotógrafo Wellington Alves, com atuação em toda a região, é o convidado do Podcast Atual da quinta-feira (22) (Divulgação)

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
/* */