Secretário de Educação visita escolas em Itaguaí
Ainda se recuperando de uma cirurgia ortopédica na perna, o secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes, reservou parte de sua agenda da quarta-feira (6) para visita de rotina a três escolas de Itaguaí. Ele esteve nos Cieps 498 Irmã Dulce, em Chaperó; e 329 Juan Martinho Carrasco, no Leandro; e nos colégios estaduais Professora Eliana de Almeida Santos, na Amendoeira; e Ney Cidade Palmeiro, em Vila Margarida. Segundo a assessoria do secretário, as visitas serão fitas a todas as outras unidades estaduais da cidade. Numa das paradas, na Amendoeira, Pedro Fernandes se reuniu com diretoras de escolas de Itaguaí e Seropédica, de quem ouviu reivindicações e aos quais falou sobre os investimentos previstos pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) para todas as unidades escolares fluminenses.
Nas escolas, o secretário assistiu a apresentações artísticas, conheceu parte das histórias das unidades, conheceu suas instalações e conversou com diretores, professores, alunos, servidores administrativos e pessoal de apoio. Depois Pedro Fernandes elencou ações da Seeduc, como a contratação de pessoal, o que permitiu a abertura de vagas em 1.125 novas turmas. Segundo ele, atualmente 96% das escolas da rede estão com equipes profissionais completas. Integrante da Plenária dos Conselhos Comunitários de Itaguaí (PCCI), Herman Ferreira participou da visita. Ele afirmou que a PCCI está apoiando com entusiasmo a ideia dos cursos de qualificação dos estudantes parta o mercado de trabalho
O secretário prometeu ainda que até abril de 2020 todas as escolas do estado terão suas salas climatizadas. As unidades também vão receber novos mobiliários e computadores. Além disso, todos os alunos da rede terão novos uniformes. Falando sobre o esforço de tornar mais atraente o ambiente escolar, Pedro Fernandes destacou a iniciativa das atividades extraclasse, como, por exemplo, visitas a museus e equipamentos culturais. Também falou sobre iniciativas já planejadas, de capacitação profissional em turmas de tempo integral e contratação de psicólogos para atendimento às diversas comunidades escolares do estado.
Ao conhecer biblioteca do Colégio Ney Cidade Palmeiro, onde foi recepcionado pela agente de leitura Caroline Costa, o secretário também falou que a Seeduc pretende disponibilizar R$ 15 mil para que cada escola possa adquirir livros, acentuando que a ideia é que as obras escolhidas atendam aos interesses dos alunos. Mesmo reconhecendo a sua dificuldade com a dislexia, a dificuldade de ler, ele foi presenteado com o livro “Meu porto, tua estrada”, da própria Caroline Costa. Na biblioteca ele encontrou ainda o livro “O Alienista”, de Machado de Assis, que conta a história do personagem Dr. Simão Bacamarte, cuja trajetória em ambientada em Itaguaí. O secretário recebeu da diretora Paula Louise um quadro pintado pelo aluno Giovanny Lima, alusivo aos 50 anos do Colégio Ney Cidade Palmeiro, que serão comemorados em 2019.
RENATO REIS
renato.reis@jornalatual.com.br