CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Secretário de Educação visita escolas em Itaguaí

Ainda se recuperando de uma cirurgia ortopédica na perna, o secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes, reservou parte de sua agenda da quarta-feira (6) para visita de rotina a três escolas de Itaguaí. Ele esteve nos Cieps 498 Irmã Dulce, em Chaperó; e 329 Juan Martinho Carrasco, no Leandro; e nos colégios estaduais Professora Eliana de Almeida Santos, na Amendoeira; e Ney Cidade Palmeiro, em Vila Margarida. Segundo a assessoria do secretário, as visitas serão fitas a todas as outras unidades estaduais da cidade. Numa das paradas, na Amendoeira, Pedro Fernandes se reuniu com diretoras de escolas de Itaguaí e Seropédica, de quem ouviu reivindicações e aos quais falou sobre os investimentos previstos pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) para todas as unidades escolares fluminenses.

Nas escolas, o secretário assistiu a apresentações artísticas, conheceu parte das histórias das unidades, conheceu suas instalações e conversou com diretores, professores, alunos, servidores administrativos e pessoal de apoio. Depois Pedro Fernandes elencou ações da Seeduc, como a contratação de pessoal, o que permitiu a abertura de vagas em 1.125 novas turmas. Segundo ele, atualmente 96% das escolas da rede estão com equipes profissionais completas. Integrante da Plenária dos Conselhos Comunitários de Itaguaí (PCCI), Herman Ferreira participou da visita. Ele afirmou que a PCCI está apoiando com entusiasmo a ideia dos cursos de qualificação dos estudantes parta o mercado de trabalho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário prometeu ainda que até abril de 2020 todas as escolas do estado terão suas salas climatizadas. As unidades também vão receber novos mobiliários e computadores. Além disso, todos os alunos da rede terão novos uniformes. Falando sobre o esforço de tornar mais atraente o ambiente escolar, Pedro Fernandes destacou a iniciativa das atividades extraclasse, como, por exemplo, visitas a museus e equipamentos culturais. Também falou sobre iniciativas já planejadas, de capacitação profissional em turmas de tempo integral e contratação de psicólogos para atendimento às diversas comunidades escolares do estado.

Ao conhecer biblioteca do Colégio Ney Cidade Palmeiro, onde foi recepcionado pela agente de leitura Caroline Costa, o secretário também falou que a Seeduc pretende disponibilizar R$ 15 mil para que cada escola possa adquirir livros, acentuando que a ideia é que as obras escolhidas atendam aos interesses dos alunos. Mesmo reconhecendo a sua dificuldade com a dislexia, a dificuldade de ler, ele foi presenteado com o livro “Meu porto, tua estrada”, da própria Caroline Costa. Na biblioteca ele encontrou ainda o livro “O Alienista”, de Machado de Assis, que conta a história do personagem Dr. Simão Bacamarte, cuja trajetória em ambientada em Itaguaí. O secretário recebeu da diretora Paula Louise um quadro pintado pelo aluno Giovanny Lima, alusivo aos 50 anos do Colégio Ney Cidade Palmeiro, que serão comemorados em 2019.

FOTOS WELINGTON CAMPOS
NO COLÉGIO Ney Cidade Palmeiro, o secretário exibe O Alienista, entre a agente de leitura Caroline Costa e a diretora Paula Louise

RENATO REIS

renato.reis@jornalatual.com.br

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com