segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioDestaqueSaúde de Itaguaí anuncia mutirão para zerar fila de cirurgias eletivas

Saúde de Itaguaí anuncia mutirão para zerar fila de cirurgias eletivas

Força-tarefa vai começar em 15 dias e expectativa é realizar 350 procedimentos no HMSFX

Um mutirão da cirurgia. Isso foi o que a Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta terça-feira (11). De acordo com o titular da pasta, Carlos Zóia, a expectativa é que se realizem 350 procedimentos no Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX). O objetivo é zerar a fila por cirurgias eletivas na cidade.  

Ainda segundo Zóia, a força-tarefa fará cirurgias de hérnia inguinal ou umbilical, vesícula, além de outros de pequena complexidade, como lipomas e verrugas. E apesar da corrida às unidades de saúde por conta da pandemia de Covid-19 e a epidemia de Influenza, o secretário garante que a força-tarefa cirúrgica terá início ainda este mês: “A gente está se organizando para a primeira cirurgia acontecer daqui a, no máximo, 15 dias”, afirma Carlos Zóia.

COMO FAZER

A secretaria orienta que os pacientes com pedido médico de avaliação do cirurgião ou aqueles que já estão na fila para operar devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Estratégias de Saúde da Família (ESF) para agendarem seus procedimentos.

Os pacientes devem comparecer às UBSs e ESFs munidos dos seguintes documentos: identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e um telefone para contato. Após esse procedimento, a cirurgia será agendada.

ENFERMARIA

O secretário de saúde afirma que uma nova enfermaria clínica foi montada para a força-tarefa no HMSFX. A prefeitura informou que o local sofreu reforma e recebeu novos equipamentos, embora sem ter especificado o que foi feito exatamente e que aparelhos recebeu. “A enfermaria nova tem cinco leitos. A gente vai usar esses cinco leitos só pra fazer isso aí”, disse Carlos Zóia.

Com as dificuldades no setor de saúde em todo o país, a população de Itaguaí espera poder sair saudável da fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). A conferir.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!