quarta-feira, dezembro 1, 2021
InícioItaguaíSábado de celebração da cultura em Itaguaí

Sábado de celebração da cultura em Itaguaí

Calçadão recebeu diversas atividades culturais gratuitas com a volta do Projeto “Ativação Cultural” ATIVIDADES Quem passou pelo Calçadão de Itaguaí no último sábado (25) aproveitou as atividades culturais promovidas pelo Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cidadania. A programação contou com apresentação de dança, música, capoeira e teatro, arte circense, oficinas gratuitas de maquiagem artística, desenho e teatro de bonecos, além feira de artesanato, gastronomia e brincadeiras com brinquedos de materiais recicláveis com a equipe da Recicloteka. A volta do projeto foi marcada pela alegria que contagiava quem participava de cada ação do evento, além do legado deixado com a oficina de grafite que trouxe um novo significado para o mobiliário urbano da cidade. Mini

Calçadão recebeu diversas atividades culturais gratuitas com a volta do Projeto “Ativação Cultural”

ATIVIDADES Quem passou pelo Calçadão de Itaguaí no último sábado (25) aproveitou as atividades culturais promovidas pelo Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cidadania. A programação contou com apresentação de dança, música, capoeira e teatro, arte circense, oficinas gratuitas de maquiagem artística, desenho e teatro de bonecos, além feira de artesanato, gastronomia e brincadeiras com brinquedos de materiais recicláveis com a equipe da Recicloteka.

A volta do projeto foi marcada pela alegria que contagiava quem participava de cada ação do evento, além do legado deixado com a oficina de grafite que trouxe um novo significado para o mobiliário urbano da cidade. Ministrada pelo artista plástico Rodrigo Mica, de Itaguaí, quem participou da oficina ajudou a fazer pinturas em grafite no mobiliário do Calçadão com a temática “ A riqueza natural de Itaguaí e da Costa Verde”.

Em 2018, durante 10 meses, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, com o patrocínio da Vale e em parceria com o então Ministério da Cultura, levou diversas atividades culturais gratuitas para diferentes pontos da cidade homenageando e contando a história do bicentenário de Itaguaí.  Em maio deste ano, agora com o nome “Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos”, o projeto voltou com as ações culturais, seguindo nas praças e escolas do município até dezembro. “É uma alegria muito grande estarmos hoje retomando esse pedaço do projeto Ativação Cultural, que no ano passado comemorou o bicentenário de Itaguaí. Foram 10 meses de muito trabalho, de muitas conquistas, de muita música, teatro e muitas alegrias. Nossa equipe agradece a Vale, que através do Ministério da Cidadania, seguiu apoiando o projeto, acreditando que a cultura é uma das ferramentas para a transformação social”, destacou a produtora cultural e idealizadora do projeto, Alessandra Reis.

As atividades seguem durante a semana nas escolas municipais de Itaguaí e a próxima edição está programada para o dia 15 de junho, na praça do bairro Amendoeira, a partir das 10h.

Versão 2019 do projeto segue três eixos

Em 2019, o projeto “Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos” volta com novidade: a divisão de três eixos de ações. O primeiro, chamado “Ativa Escola”, vai trabalhar em seis unidades escolares, no contra turno durante dois meses na mesma escola com alunos do 5º ao 9º ano, toda quarta-feira nos dois períodos (manhã e tarde) com Marcus Galiña, Rodrigo Pinho e Ana Paula Casares da equipe da Recicloteka. O objetivo do “Eixo 1” é envolver alunos e professores com a equipe do projeto, promovendo a articulação e um planejamento colaborativo para atividades como artes cênicas, música e produção de conteúdo para mídias digitais, como vídeos, fotografias, animações e etc.

Já o “Eixo 2”, nomeado como “Fomento Local: Artistas locais no protagonismo dos processos criativos”, visa deixar um legado para a classe artística local, levando oficinas de Arte Circense com a Turma em Cena e Música e instrumentos musicais com a Corporação Musical Maestro Ilson de Lima (Commil), para quatro escolas do município em dois semestres. Além disso, a equipe do Coletivo Despertando vai ocupar a Praça Vicente Cicarino, no Centro de Itaguaí, todas as quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, com o teatro inspirado no conto “O Alienista”, de Machado de Assis. Além disso, neste eixo do projeto será trabalhado o fortalecimento, a capacitação e a qualificação do artesão itaguaiense, buscando a criação de uma identidade própria do artesanato da cidade em parceria com o Projeto Italog.

O “Eixo 3”, que tem como nome “A praça pública como palco das construções artísticas”, é a culminância das atividades dos demais eixos, com a apresentação dos resultados parciais das oficinas nas escolas e dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas locais, espaço para a gastronomia local, pintura de rosto, Caixote Literário e brinquedoteca nas praças de Itaguaí, a cada terceiro sábado do mês até dezembro.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!