Rio+Saneamento transforma óleo de cozinha da Expo 2024 em biocombustível e sabão
Iniciativa da concessionária procura conscientizar sobre o descarte inadequado do resíduo na natureza
A Rio+Saneamento alcançou um marco significativo em suas iniciativas de sustentabilidade ao arrecadar 215 litros de óleo de cozinha usados durante a Expo Itaguaí 2024. O material coletado durante os sete dias de evento foi enviado para uma empresa especializada, que transforma os resíduos e os encaminha para fábricas de biocombustível e sabão.
A iniciativa ocorreu no âmbito do programa Trata Óleo, implementado pela concessionária para promover o descarte correto do óleo de cozinha.
De acordo com o superintendente de Sustentabilidade da concessionária, Nelson Carvalho, este processo não só evita o descarte inadequado de óleo na natureza — ação que pode causar graves danos ambientais —, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável.
“A reciclagem do óleo de cozinha usado é uma ação de extrema importância para a sociedade. Ao destinar corretamente esse resíduo, estamos protegendo nossos rios e corpos d’água, prevenindo a contaminação e a degradação ambiental. Além disso, ao transformar o óleo em biocombustível e sabão, promovemos a economia circular e reduzimos a pressão sobre os recursos naturais”, destaca Nelson.
Educação ambiental
Durante a ação promovida pela concessionária no Espaço Agro, foram apresentados materiais educativos, pontos de entrega voluntária de óleo e um dos laboratórios móveis da Rio+Saneamento, veículo adaptado com os equipamentos necessários para a realização das análises de qualidade da água.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre o ciclo de tratamento da água e reforçar a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade.
A educação ambiental é um dos principais pilares do Programa Socioambiental desenvolvido pela empresa. Ainda neste semestre, a concessionária implantará o Trata Óleo em diversas escolas na cidade de Itaguaí. Funcionários dos setores de Operação, Sustentabilidade, Meio Ambiente e Qualidade apresentarão o programa a mais de 2 mil crianças, além de professores, secretários municipais e diretores de escolas, cujas unidades receberão os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).