Reuniões têm foco em projeto de ferrovia ligando Seropédica e Japeri
O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor Roberto Rodrigues; e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), professor Leandro Dias, participaram de uma reunião com o secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Washington Reis, e representantes dos municípios de Seropédica e Japeri, com o objetivo de avançar mais um passo na construção de um projeto conjunto: uma linha de trem entre as duas cidades. Segundo o site da UFRRJ, o encontro foi realizado na terça-feira (14), na sede da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), contando também com a presença do secretário de Governo de Seropédica, Fabio Luiz Moffati; do consultor de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Japeri, José Augusto Valente; do assessor de Governo da Setrans, Nelson Kisseman; e do secretário municipal de Transportes de Japeri, Luiz Henrique Pereira.
Cerca de dois meses e meio antes, o assunto já tinha sido motivo de um encontro do reitor Roberto Rodrigues, com o subsecretário de Logística de Cargas e Obras da Secretaria Estadual de Transportes, João Carlos Grillo Carietti; e com o diretor de Engenharia e Operação da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, Ary Arruda Filho. Depois que as duas prefeituras deram sinais verdes para a possibilidade de implementação da linha férrea ligando Seropédica e Japeri, o projeto segue em avaliação e análise pela equipe da Setrans. A ideia é inseri-lo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A reunião entre a Setrans e os representantes dos municípios de Japeri e Seropédica foi idealizada pelos gestores da Rural.
CERCA DE 15 MIL ALUNOS SERÃO BENEFICIADOS
O reitor da UFRRJ afirmou que há muito trabalho a ser feito ainda. “A nossa expectativa, junto com as prefeituras e com o Governo do Estado, é colocar o projeto no PAC do Governo Federal, o mais rápido possível, para que a obra seja viabilizada em termos financeiros. Isso depende de ações dentro da universidade e, principalmente, dos políticos envolvidos. Depois dessa reunião, nós estamos com expectativas muito boas para o projeto” comentou o professor Roberto Rodrigues.
Na reunião, um dos pontos abordados pelo reitor da UFRRJ foi a quantidade de alunos que serão beneficiados pelo projeto, que pode chegar a até 15 mil por mês, sem contar a grande população do entorno. Falando sobre a importância do projeto, o reitor acentuou que um dos maiores motivos de evasão da universidade é a pouca mobilidade urbana da região. O projeto prevê ainda preocupação com o meio ambiente e com as casas próximas ao traçado da ferrovia. Conforme o relatório, como se trata de um vale ferroviário já existente, não estão previstas desapropriações, remoções de famílias ou mesmo impeditivos ambientais.
PROJETO CONTEMPLA TRECHO DE 15 KM
A ideia da construção da linha não é recente, mas a constatação de sua viabilidade sim. A proposta é resultado do trabalho do pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, Leandro Dias; do vice-diretor do Instituto de Geociências, Heitor Farias; e do coordenador de Pesquisa da PROPPG, Tiago Marino. Os três apresentaram um relatório técnico de viabilidade da ferrovia no último dia 9, na Reitoria da Universidade. O documento detalha geograficamente a área onde se pretende construir um ramal com cerca de 15 km, com a instalação de 13 km de linha paralelos aos trilhos da MRS Logística, entre a UFRRJ e o entroncamento com a Supervia, em Japeri; e o uso dos cerca de 2 km de trilhos já existentes do ramal Japeri x Paracambi. “A criação de um ramal ferroviário conectando Seropédica ao restante da Região Metropolitana do Rio de Janeiro permitirá enfrentar um dos maiores desafios de nossa universidade: o acesso. A mobilidade, nos mais diferentes modais, é um desejo de todos na instituição e, certamente, a possibilidade de ir e vir para a UFRRJ com maior conforto e previsibilidade será uma conquista de toda a comunidade ruralina’’ afirmou o professor Leandro Dias (Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social).