Receita Federal faz doação à Prefeitura de Itaguaí
A Receita Federal entregou, na manhã desta quinta-feira (10), um caminhão carregado de doações à Prefeitura de Itaguaí. A mercadoria foi interceptada e apreendida por agentes da alfândega do porto da cidade que têm intensificado a fiscalização para rastrear irregularidades, como, por exemplo, mercadorias não declaradas.
Após os trâmites no porto, todo o material foi encaminhado à ZL LOG – Centro Logístico Industrial Aduaneiro, que funciona como um porto seco em Piranema para procedimentos legais. Na manhã de quinta-feira (10), a carga foi liberada e entregue à prefeitura.
PARCERIA
O prefeito Rubem Vieira (Podemos) se diz agradecido ao delegado da Receita Federal de Itaguaí, Élcio Ferretto, que foi o canal de aproximação entre a prefeitura e o órgão federal. As negociações começaram há cerca de seis meses, segundo o chefe do Executivo Municipal. Ele ainda afirma que há um compromisso firmado para o recebimento de mais produtos oriundos de apreensões.
O delegado de alfândega da Receita Federal no Porto de Itaguaí, Élcio Ferreto da Silva, enfatiza que a doação a órgãos públicos e entidades de assistência é uma das formas de destinação dos bens que vão a perdimento por infração às normas aduaneiras.
“No caso específico da doação para a Prefeitura de Itaguaí, trata-se de mercadorias que iriam a leilão, mas que, em função da necessidade do município, entende-se que servirão à população de forma geral trazendo um retorno direto para a comunidade onde a Alfândega de Itaguaí está inserida. A doação é uma das formas de que a Receita Federal dispõe para dar um retorno de suas ações diretamente à população. Essas mercadorias que agora pertencem ao município não seriam destruídas. É importante esclarecer que vão para destruição apenas os bens que não podem ser recolocados no mercado, como produtos nocivos à saúde, piratas, falsificados etc”, ressalta.
SEGUE LISTA DE PRODUTOS DOADOS
O material recebido já foi conferido e entregue ao setor de patrimônio da prefeitura. Em seguida, de acordo com informações do Executivo, os produtos serão destinados às secretarias competentes, já que de acordo com o prefeito as doações serão repassadas a abrigos, escolas e postos de saúde.