Proteção dos direitos da pessoa idosa é celebrada em Mangaratiba
Em manifestação ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba realizou um movimento na Praça Robert Simões, no Centro, com o intuito de conscientizar a população sobre as diversas formas de violência contra os idosos e a importância de denunciar esses casos, através do Disque 100. O evento faz parte da Campanha “Junho Violeta”.
Durante toda a manhã, a praça foi palco de apresentações teatrais, musicais e de dança realizadas pelos integrantes dos núcleos das Terceiras Idades de Itacuruçá, Praia do Saco, Conceição de Jacareí, Muriqui, Praia Grande, Parque Bela Vista e Vale do Rio Sahy. O objetivo dessas apresentações foi proteger e repudiar a violência contra os idosos.
Além das apresentações artísticas, o Programa de Atenção Integral à Saúde dos Idosos (PAISI), da Secretaria de Saúde, apresentou como ações que vem sendo realizadas em prol dos idosos. Aferição de pressão arterial e verificação de glicemia também foram disponibilizadas aos participantes. Os idosos ainda desfrutaram de um café da manhã oferecido pela prefeitura.
O evento contou com a presença do vice-prefeito do município, Alcimar Moreira, conhecido como Chicão da Ilha, do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Edu Jordão, da subsecretária de Envelhecimento Saudável e Terceira Idade, Luciana Thurler, além de demais secretários e subsecretários municipais. Os vereadores de Mangaratiba, Vlad da Pesca e Aristides Barcelos, também estiveram presentes, demonstrando o apoio do poder legislativo à causa.