quarta-feira, maio 18, 2022
InícioCultura/DiversãoProjeto valoriza memória e história de moradores de Mangaratiba

Projeto valoriza memória e história de moradores de Mangaratiba

Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale patrocinam evento sobre a valorização de pessoas, culturas e saberes, com registro das experiências de vida de munícipes

Memórias, narrativas, saberes, identidades culturais. Essas são fibras que compõem o tecido do projeto Vivências e Memória Mangaratiba, uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no coração do município de Mangaratiba.


Os idealizadores explicam que o projeto, essencialmente colaborativo e comunitário, é uma oportunidade para que moradores de Mangaratiba contem suas trajetórias nos seus próprios termos. A iniciativa mistura pesquisa, história oral, registro e salvaguarda de patrimônio imaterial. Todos esses elementos vão se concretizar em exposição em praça pública, criação de conteúdo digital, ações educativas e material impresso.

MORADOR PROTAGONISTA
A partir do mês de agosto de 2022, a mostra ocupará as ruas da cidade com painéis fotográficos nos quais a história de Mangaratiba será apresentada de maneira transversal, permeando diferentes campos da vida cotidiana dos personagens retratados.

O morador é o protagonista também do site vivenciasememoria.com.br, compartilhando o passado e o presente de sua relação com a comunidade e o espaço público. O objetivo é criar um acervo digitalizado das informações, imagens e documentos coletados durante o projeto. Na primeira etapa, a página é o principal canal para quem quiser contar, via formulário, sobre suas memórias afetivas.

PERSONAGENS DO COTIDIANO
O projeto propõe ainda ações educativas que beneficiam em torno de mil alunos e professores da região, com a produção de videodocumentário e a impressão de sete mil minicartões ilustrados com os moradores e suas memórias, a serem distribuídos em espaços culturais e estabelecimentos da região. “Nesse mergulho que faremos em Mangaratiba, por meio das entrevistas com a população, esperamos também estimular encontros que fomentem a cultura local e ajudem a manter tradições, sejam antigas ou recentes”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do ICCV. Ele acrescenta que mais informações podem ser obtidas em @vivenciasememoria.


O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 200 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal.

Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!