Projeto tecnológico vai monitorar área ambiental de Mangaratiba
Por meio de aplicativo será possível realizar denúncias de crimes ambientais para a SecretariaMunicipal de Meio Ambiente
MEIO AMBIENTE A Prefeitura de Mangaratiba informou na terça-feira (30), que está preparando o maior programa de Educação Ambiental da história do município. Trata-se do Conect Mar, um aplicativo para smartphones que tem como principal objetivo o monitoramento da região costeira da cidade. De acordo com a prefeitura, o projeto tecnológico, que está sendo elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, e em parceria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é custeado por recursos oriundos de compensação ambiental.
Segundo a prefeitura, por meio do aplicativo será possível realizar denúncias de crimes ambientais, como por exemplo, o uso de churrasqueira nas praias, alertar caso sejam avistados animais da fauna marinha próximo da área costeira, ou ainda, sobre a necessidade de ações ambientais em comunidades. A Secretaria de Meio Ambiente vai receber essas informações e encaminhar em tempo real para o setor responsável pela fiscalização.
“Estamos muito felizes com esse projeto que revolucionará Mangaratiba. Qualquer pessoa, morador ou turista, criança ou adulto, poderá ser um parceiro ambiental e realizar o monitoramento. Isso nos ajudará a obter mais informações e atuar mais ainda na apuração de possíveis denúncias”, explicou o secretário e Meio Ambiente, Antônio Marcos Barreto.
A Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Brena da Costa Maia, disse que a conquista também irá agregar nos projetos ambientais realizados nas escolas e em algumas comunidades do município. “Vamos trabalhar ainda mais a questão ambiental nas unidades escolares, preparando cidadãos conscientes, com essas ferramentas tão atuais e tecnológicas”, ressaltou.