Projeto Jardinando Vidas forma a segunda turma em Mangaratiba
A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, em parceria com o Instituto de Eventos Ambientais (IEVA), promoveu nesta sexta-feira (12), a cerimônia de formação do curso de jardinagem do Projeto ‘Jardinando Vidas’. De acordo com a secretaria, cerca de 40 alunos concluíram a formação no curso de jardinagem do projeto. A solenidade de formatura da segunda edição da capacitação aconteceu no Casarão da Reserva do Sahy.
De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, o ‘Jardinando Vidas’ prepara os alunos gratuitamente para atuar com paisagismo e jardinagem, que são áreas de alta demanda na região. Ao longo de seis meses, os estudantes aprendem de forma teórica e práticas técnicas diversas de jardinagem e se capacitam para cuidar corretamente do solo, das plantas, jardins e hortas, colaborando com a preservação ambiental.
Participara da cerimônia, a secretária da pasta, Shayene Figueiredo Barreto, o deputado estadual, Luiz Claudio Ribeiro, e do presidente do IEVA, Alexandre Gontijo, os secretários, Márcio Ferreira (Fazenda), Michel Eliziário (Governo), Alex Barbosa (Agricultura e Pesca), Braz Marcos (Ordem Pública) e Fernando Luís da Matta (Turismo), a subsecretária de Meio Ambiente, Fernanda Porto, o subsecretário de Governo, Daniel Vasconcellos, os vereadores Wlad da Pesca e Josué Té e o coordenador geral do Curso, Francisco Carreira, entre outras autoridades.
FORMAÇÃO BÁSICA
O curso do Projeto Jardinando Vidas é uma formação básica em jardinagem. Os alunos aprendem técnicas de tratamento e preparo do solo; identificação de espécies de plantas; construção e manutenção de jardins públicos e privados; tratamento de hortas e gramados; poda, rega e técnicas de irrigação; manejo sustentável; técnicas de compostagem com folhas secas e serrapilheira; e, produção de húmus. A capacitação teve duração de seis meses.
Esta segunda edição foi realizada na sede do Horto Municipal, que recebeu total revitalização paisagística com manutenção da vegetação existente, adubação e controle de pragas. Também foi alterada toda a concepção paisagística ao entorno do lago, com oxigenação, drenagem e cascata. Os alunos ainda revitalizaram os jardins das secretarias de Turismo e de Assistência Social e Direitos Humanos, ambas no centro de Mangaratiba.