Itaguaí: Estado entrega viaturas para proteção de patrimônios ambientais
O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), entregou, nesta sexta-feira (12), um total de 81 viaturas a alguns municípios fluminenses. Por exemplo, Itaguaí. O objetivo é reforçar a proteção de patrimônios ambientais fluminenses.
O ATUAL tentou apurar com a Seas e com a Prefeitura de Itaguaí o número exato de veículos que o município recebeu, mas não obteve respostas até o fechamento desta matéria. As outras cidades contempladas foram: Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Barra Mansa, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, Queimados, São Fidélis, Conceição de Macabu, Nova Iguaçu e Silva Jardim. A secretaria também não explicou o critério para definir as escolhidas.
Segundo o governo – que promoveu a cerimônia de entrega no Palácio Guanabara, na capital –, o investimento no projeto de fortalecimento das Unidades de Conservação Municipais do Rio, que integra o Programa de apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), superou os R$ 20 milhões. Os recursos são oriundos do Fundo da Mata Atlântica (FMA).
UTILIDADE
A expectativa é que as 81 viaturas – modelo pickup 4×4 – atendam a mais de 400 unidades de conservação municipais em todo o estado. No dia a dia, os carros vão servir em atividades como manutenção de áreas ambientais; fiscalização, combate e prevenção a incêndio florestal; vistorias técnicas; auxílio em reflorestamento; e translado de insumo e pessoas para capacitação.
Ainda de acordo com a Seas, o ProUC é uma “iniciativa instituída como uma política pública” cuja proposta é apoiar as prefeituras nas suas respectivas gestões ambientais. Dentre as frentes de trabalho, estão aumentar o quantitativo de hectares e melhorar a qualidade das áreas protegidas; e estimular a conectividade com unidades de conservação estaduais e federais.