Projeto inicia atendimentos terapêuticos para alunos em Mangaratiba
Iniciativa da Guarda Municipal oferece suporte a alunos com autismo e deficiência por meio de Terapia Assistida por Animais
A Secretaria de Segurança e Trânsito de Mangaratiba deu início aos atendimentos psicológicos e terapêuticos voltados para os alunos do Projeto AmigãoCão, uma iniciativa do Grupamento de Ações com Cães (GAC) da Guarda Municipal. A ação oferece suporte a pessoas com deficiência (PcDs) e alunos no espectro autista por meio de Terapia Assistida por Animais (TAA), promovendo saúde, inclusão e qualidade de vida.
A equipe multidisciplinar do projeto conta com psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira e fisioterapeuta. Todos os profissionais foram capacitados para atender com excelência, visando ao bem-estar social, físico, cognitivo e emocional dos participantes.
Espaço adaptado
Com a inauguração de uma nova sala no mês passado, o espaço foi adaptado para garantir acessibilidade, conforto e acolhimento. A sala é climatizada e equipada para um atendimento humanizado e eficaz. As atividades são desenvolvidas com o apoio de dois labradores terapeutas, Zuma e Lucky, preparados para interagir de forma segura e afetiva com os alunos.
O Projeto AmigãoCão representa um avanço importante na atenção à saúde mental e inclusão social em Mangaratiba, destacando o papel fundamental da Terapia Assistida por Animais no processo de desenvolvimento e reabilitação.
Leia mais: Saúde de Mangaratiba celebra Dia da Enfermagem
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.