Programa Comunidade Participativa premiará instituições sociais em Itaguaí e Mangaratiba
Os responsáveis pelo Programa Comunidade Participativa 2021 prorrogaram as inscrições até o dia 13 de outubro. O projeto tem como público-alvo instituições que desenvolvem projetos sociais em Itaguaí e Mangaratiba. A iniciativa da empresa mineradora Vale destinará R$ 15 mil para cada entidade selecionada, como forma de reconhecer sua atuação e contribuição para o desenvolvimento local.
Para concorrer à premiação, as instituições devem acessar www.vale.com/pcp, preencher o formulário de inscrição e enviar os documentos que constam do edital até as 18h do dia 13 de outubro. Podem participar pessoas jurídicas, sem fins lucrativos e legalmente constituídas há pelo menos um ano, a exemplo de associações, fundações e cooperativas que tenham atuação em Itaguaí e Mangaratiba.
HISTÓRICO COMO CRITÉRIO
Vitor Libanio, gerente de Sustentabilidade da Vale, explica que este ano, em vez de destinar recursos para a realização de projetos, o Programa Comunidade Participativa vai premiar as instituições que apresentam histórico de atuação relevante nos territórios contemplados. “Dessa forma, esperamos apoiar as entidades na execução de ações prioritárias diante dos desafios impostos pela pandemia, para que elas continuem contribuindo com o desenvolvimento social dessas comunidades”, explicou Libanio.
O programa também premiará instituições sociais em municípios do Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais. Ao todo, serão 44 entidades contempladas nos três estados.
CAPACITAÇÃO
A Vale oferecerá aos participantes e demais instituições interessadas um curso de capacitação gratuito voltado para a elaboração de projetos. O objetivo é dar ferramentas para que as organizações sociais possam elaborar projetos adequados à maioria dos editais públicos e privados, o que amplia as oportunidades de captação de recursos. O curso é online e contempla conteúdos e atividades práticas, além de mentorias temáticas.
PREMIAÇÃO
Uma comissão formada por representantes da iniciativa privada, pública e do terceiro setor vai avaliar as instituições. Dentre os critérios sob análise estão a atuação nos últimos anos e o impacto social no território e a quantidade de pessoas beneficiadas.
A definição das 12 instituições contempladas com recursos da Vale ocorrerá em duas etapas: cinco serão escolhidas por meio de votação popular no site www.vale.com/pcp e as outras sete pela comissão avaliadora. A divulgação do resultado está prevista para novembro.
Serviço
Inscrições: prorrogadas até 13 de outubro
Votação Popular: 1 a 5 de novembro
Divulgação das instituições selecionadas: em novembro
Mais informações: www.vale.com/pcp