PRF e Desarme fazem balanço de operação contra tráfico de armas
DADOS
Policiais da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos da Polícia Civil (Desarme) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), fizeram balanço de uma operação de repressão ao tráfico de armas e munições nos Estados do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul. 11 pessoas foram apresas e apreendidos celulares; duas pistolas; cigarros contrabandeados; documentos; computadores e cinco veículos de luxo roubados/clonados.
A operação, chamada de “Dictum”, teve como objetivo cumprir 17 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão. Essa ação é um desdobramento de uma investigação sigilosa da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que durou mais de um ano, sobre inúmeras apreensões de armas e munições realizadas em conjunto pela PRF e pela Desarme no estado.
O inquérito policial conduzido pela Desarme identificou e indiciou cerca de 20 pessoas integrantes de uma grande organização criminosa que atua em diversos estados da federação e foi responsável pelo envio de milhares de munições e centenas de armas de fogo do Mato Grosso do Sul para o Rio de Janeiro nos últimos meses.
A Desarme conseguiu vincular ao grupo criminoso grandes apreensões de armas e munições ocorridas em Itaguaí, Seropédica e Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro, e ainda trabalha para reunir elementos que apontem para outros crimes que podem ter sido praticados pela organização criminosa.
Foram empregados na operação 100 agentes da Polícia Civil e 50 PRFs no Estado do Rio de Janeiro, além de 30 Policiais Civis e 30 PRFs no Mato Grosso do Sul.