Prefeitura de Itaguaí reinaugura Centro de Especialidades
A Prefeitura de Itaguaí reinaugurou nesta segunda-feira (5) o Cemes (Centro Municipal de Especialidades) – a data inicialmente prevista para entrega era 22 de janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a clínica – localizada na Rua Isoldackson Cruz de Brito, número 3, no Centro – oferece atendimento em 50 especialidades.
Ainda de acordo com a pasta, a estrutura predial do imóvel passou por uma série de melhorias antes da reabertura. Dentre elas, manutenção elétrica e hidráulica; pintura nas áreas externa e interna; piso emborrachado; e uma nova fachada.
Para atender o público, o espaço conta agora com 26 consultórios, informatizados e climatizados, além de sala de espera principal com 96 assentos e um monitor para visualização da ordem exata das consultas – a prefeitura não divulgou os custos das obras.
Sobre as especialidades, são elas: Angiologia; Cardiologia (adulto e pediátrico); Endocrinologista (adulto e pediátrico); Mastologia; Ortopedia; Proctologia; Urologia (adulto e pediátrico); Otorrinolaringologia; Reumatologia; Alergia; Neurologia (adulto e pediátrico); Oftalmologia; Geriatria; Hematologia; Pneumologia; Gastroenterologia; e Dermatologia.
LEIA MAIS
Itaguaí: MPRJ e polícia investigam denúncia de maus-tratos em abrigo para idosos
Além disso, ainda conforme informações da secretaria, a unidade terá também diferentes serviços. Por exemplo, Nutrição (controle obesidade, controle de diabetes e ambulatório geral); Programa de Saúde do Homem; e pequenas cirurgias dermatológicas.
Quanto a exames, a secretaria lista ultrassonografia; ecocardiograma; eletroencefalograma; teste ergométrico; eletrocardiograma; holter e mapa; espirometria; audiometria; colposcopia (exame para avaliação do trato genital inferior); e oftalmologia (tonometria, fundoscopia e refração ocular).
Para contato, a secretaria disponibiliza o WhatsApp (3782-9008) da Central de Atendimento.
MUDANÇA DE ENDEREÇO
O número 3 da Rua Isoldackson Cruz de Brito, a propósito, era o endereço do Cemes antes da pandemia de Covid-19. No entanto, com o avanço da doença, o local passou a receber o Carp (Centro de Reabilitação e Acompanhamento Pós-Covid).
Com o fim da emergência sanitária para Covid-19 e a queda drástica no número de casos, porém, a pasta decidiu encerrar a clínica dedicada apenas à doença no mês passado e oferecer os mesmos cuidados, desde que o paciente apresente sintomas, nas unidades de ESFs (Estratégias de Saúde da Família), que concentram atualmente o atendimento básico e de prevenção em diferentes bairros da cidade – as ESFs se fundiram às UBS (Unidades Básica de Saúde), conforme informação da pasta.
Com a dissolução do Carp, o edifício voltou a receber o Cemes, que vinha em operação na UBS Monte Serrat desde o início da pandemia em março de 2020.