Prefeitura de Itaguaí inaugura nova sede da secretaria de meio ambiente
Sem explicar o motivo da mudança, o governo municipal em Itaguaí inaugurou na sexta-feira (3) uma nova sede da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento (SMMAP). Os funcionários agora darão expediente na rua Presidente Vargas, 265 – Centro. Antes, estavam próximos da área da Expo.
Além da secretária de meio ambiente, Shayenne Barreto, e do prefeito Rubem Vieira (Podemos) com a primeira-dama Jéssica Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal – Gil Torres e o vereador Sandro da Hermínio (PP) foram prestigiar o evento.
Em discurso, Shayenne ressaltou que a nova sede foi preparada a partir de conceito de autossustentabilidade, e que a horta orgânica em desenvolvimento na sede servirá para abastecer escolas públicas e abrigar projetos de educação ambiental, dos quais o jardim é fruto de um deles. Ela também afirmou que as despesas correram por conta de compensações ambientais, sem entrar em detalhes.
Rubem Vieira também discursou e disse que estava contente de ter montado “a melhor secretaria do estado do Rio de Janeiro” e que “agora temos uma secretaria com espaço para os funcionários trabalharem e principalmente para os processos não ficarem parados”.
Ao final do evento, houve a entrega de um caminhão zero quilômetro – adquirido, segundo informações oficiais, por meio de compensação ambiental – para ajudar na coleta seletiva de catadores de resíduos sólidos no município.
MURAL COM PREFEITO
Dentre as imagens que a prefeitura usou para divulgar o evento e a nova sede, a de uma das salas chamou a atenção: em um enorme mural que ocupa uma das paredes do espaço aparece o prefeito. Ao que tudo indica, Vieira estava prestes a plantar uma muda, foi fotografado e o registro foi usado para compor o ambiente.
Shaeynne, Jéssica e Vieira posaram ao lado da imagem, que, de certa maneira, exalta o empenho do prefeito em viabilizar a sua política de meio ambiente na cidade. Há pouco tempo, sua fala contundente contra a ideia de um novo terminal de minério de ferro no Porto de Itaguaí rendeu bastante repercussão.