Prefeitura de Itaguaí firma parceria para acesso aos dados do ISP
A Prefeitura de Itaguaí firmou parceria com o Instituto de Segurança Pública (ISP). O objetivo é que as secretarias de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito do município tenham acesso às informações relacionadas à segurança em todos os bairros da cidade.
O acordo é válido por dois anos e fornecerá todos os dados, estatísticas e índices de criminalidade em estudos feitos pelo ISP. Segundo o secretário de Segurança de Itaguaí, Gilson Stutz, as informações vão poder ser consultadas a qualquer momento. Desta forma, a pasta consegue fazer um planejamento com base nas necessidades reais da cidade, com trabalho em cima de dados oficiais fornecidos pelo Instituto.
SENHAS
Embora a formalização da parceria tenha sido concluída no dia 26 de janeiro, a cidade de Itaguaí ainda não teve acesso aos dados. “Falta apenas a concessão de senhas. Estamos aguardando. Nos próximos dias, o ISP-RJ deve nos enviar. Não falta nenhuma providência por parte da Prefeitura”, informou o secretário de segurança Gilson Stutz ao ATUAL por meio de WhatsApp na manhã de quarta-feira (2).
Stutz destaca que as medidas recairão sobre a distribuição do efetivo do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), conforme o deslocamento da mancha criminal. “Esse projeto tem ligação estreita e de repercussão imediata sobre o Projeto Itaguaí Mais Seguro. Todas as incidências de criminalidade serão acompanhadas de perto no menor espaço de tempo. A visão do melhor aproveitamento na distribuição do policiamento para apoiar não só os transeuntes, mas também o comércio”, diz Stutz.
O QUE É O ISP?
Instituto de Segurança Pública (ISP), criado pela Lei nº 3.329, de 28 de Dezembro 1999, é uma autarquia vinculada diretamente à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Com 21 anos de existência, o ISP conta com grande conhecimento acumulado no desenvolvimento de metodologias de análise de dados relativos à Segurança Pública. Sua missão é produzir informações e disseminar pesquisas e análises com vistas a influenciar e subsidiar a implementação de políticas públicas de segurança e assegurar a participação social na construção dessas políticas.
Quando as senhas para acessar as informações do instituto chegarem à Itaguaí, a Secretaria Municipal de Segurança de estará com a ferramenta na mão para construir uma cidade mais segura para todos. A conferir.