Prefeitos se reúnem para discutir turismo e desenvolvimento regional

Itaguaí, Mangaratiba, Angra, Paraty e Rio Claro estudam medidas em conjunto para impulsionar vocações econômicas

Os prefeitos Haroldo Jesus (Itaguaí), Luiz Claudio (Mangaratiba), Claudio Ferreti (Angra dos Reis), Babton Biondi (Rio Claro), e Zezé Porto (Paraty), reuniram-se na quarta-feira (15) para discutir ações integradas destinadas a fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento da região. O encontro foi realizado em Angra dos Reis.

Foi a primeira vez que os chefes dos Executivos dessas cidades se encontram em uma agenda em comum. A ideia é buscar soluções e medidas que podem ser implementadas em conjunto. A natureza privilegiada dos municípios envolvidos os coloca em um contexto econômico comum. O turismo local exige providências e necessidades específicas como infraestrutura, transporte, estado das rodovias, empreendedorismo, ordenação urbana etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prefeito interino de Itaguaí, Haroldo Jesus, fez uma boa avaliação do encontro. “Foi excelente porque pudemos perceber que juntos fica mais fácil assegurarmos políticas públicas que vão beneficiar o desenvolvimento sustentável em Itaguaí e na Costa Verde. Essa interação entre os governos é muito produtiva e necessária”, disse ele.

Riquezas presentes na região

A Costa Verde é uma região de grande importância para o turismo, pois sua beleza natural, com praias paradisíacas, montanhas, cachoeiras e a rica biodiversidade fazem dela um destino turístico muito procurado, gerando uma fonte significativa de receita para os municípios, uma vez que o fluxo de turistas cria empregos diretos e indiretos em setores como hotelaria, transporte, comércio, alimentação e serviços turísticos. Além disso, a manutenção e o crescimento do setor turístico ajudam a formar mão de obra local especializada para o atendimento do setor.

Herança histórica e ecoturismo

Há que destacar, ainda que a Costa Verde abriga um patrimônio cultural riquíssimo, com forte influência do período colonial, incluindo joias históricas, casarões e a preservação de tradições culturais como festas, músicas e gastronomia local. O turismo permite a preservação e valorização dessa herança, ao mesmo tempo em que proporciona aos visitantes uma retrospectiva na história do Brasil. Por outro lado, sua biodiversidade, quando administrada de maneira responsável, pode promover a conservação e, ao mesmo tempo, o ecoturismo, com atividades como trilhas, observação de aves e mergulho, esportes radicais, dentre outras atividades, atraindo turistas do Brasil e até do exterior.

Leia mais: Prefeitura de Mangaratiba anuncia Operação Verão 2025

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com