segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioDestaquePrefeito Rubem Vieira recebe título de Cidadão Itaguaiense

Prefeito Rubem Vieira recebe título de Cidadão Itaguaiense

Solenidade tradicional em comemoração aos 204 anos de Itaguaí contou apenas com vereadores, agraciados e seus convidados

O ATUAL fez matéria sobre a solenidade de aniversário da cidade que a Câmara de vereadores faz todos os anos, questionando a falta de informações e a burocracia para credenciamento da imprensa. Para ler, clique aqui.

A dúvida até então era se o nome “Rubem Vieira de Souza”, incluído na lista de agraciados, era ou não um homônimo do prefeito de Itaguaí. Bem, de fato, era o próprio prefeito, que agradeceu a honraria e publicou uma foto na sua página pessoal no Facebook com a placa que marca o recebimento do título.

Além de Rubem, outros 41 agraciados receberam seus títulos na tradicional cerimônia, que aconteceu na manhã de terça-feira (5). De acordo com informações da Câmara, apenas os homenageados e seus acompanhantes – além dos vereadores, é claro – compareceram.

AUTORIDADES COMPARECERAM

A composição da Mesa foi a seguinte: o Presidente do Legislativo, vereador Gil Torres (União Brasil); o prefeito Rubem Vieira; o vice-prefeito Valtinho Almeida; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz; e os agraciados Jorge Antônio de Oliveira Francisco – Ministro do Tribunal de Contas, e o vereador da cidade do Rio de Janeiro – Luciano Vieira (PL).

Luciano foi quem indicou Gil Torres para receber a Medalha Pedro Ernesto, fato que aconteceu no dia 27 de junho, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

O agraciado com a medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier, maior honraria da cidade, foi o Governador Cláudio Castro. O chefe do Executivo estadual não compareceu, mas mandou representante: o chefe de gabinete, Antônio Carlos dos Santos.

ATRAÇÕES MUSICAIS

A abertura ficou por conta da Corporação Musical BAMITA, que, sob a direção de Davi Simões, executou o hino nacional e apresentou uma homenagem a Heitor Villa Lobos em referência ao centenário da Semana de Arte Moderna. A corporação tem a coordenação de Felipe Rodrigues, Felipe Cardoso e Alan Oliveira.

Ainda de acordo com informações que a Câmara divulgou para a imprensa, houve um tema na cerimônia (algo inédito): “Natureza Exuberante”. Por isso, durante o cerimonial, houve a exibição de um vídeo institucional que ressaltou as belezas naturais do município.

Plenário mais uma vez abrigou, como faz todos os anos, a cerimônia de entrega de honrarias do município. Neste ano, foram 42 agraciados (Divulgação / CMI)

Este ano cada vereador agraciou três personalidades, seja com o Título de Cidadão Itaguaiense (para nascidos em outros municípios que reconhecidamente tenham prestado relevante serviço a Itaguaí, ou que na cidade tenham se destacado); seja com o Título de Cidadão Benemérito (para pessoas nascidas no município que reconhecidamente tenham prestado relevante serviço ou que tenham se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular).

Após a entrega dos títulos discursaram o prefeito Rubem Ribeiro, o agraciado Jorge Antônio de Oliveira Francisco (Ministro do Tribunal de Contas) em nome de todos os agraciados e o presidente Gil Torres.

A comemoração pelo 204º aniversário de emancipação político-administrativo do município de Itaguaí foi encerrada com uma apresentação do músico Gustavo Souza e do servidor Rômullo Leite, que cantaram o hino de Itaguaí. Depois da cerimônia houve uma recepção no salão José Carlos Amorim, que contou com a apresentação do saxofonista Emerson Araújo.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!