domingo, julho 3, 2022
InícioDestaquePorto Sudeste promove nova etapa do projeto Horta Escola, em Itaguaí

Porto Sudeste promove nova etapa do projeto Horta Escola, em Itaguaí

Ação fez parte da Semana Mundial do Meio Ambiente, que visa a conscientização de colaboradores do terminal e moradores da região

O Porto Sudeste esteve na Escola Municipal Argentina Coutinho, no bairro Brisamar, em Itaguaí, onde cerca de 20 funcionários do terminal ajudaram no plantio de mudas e hortaliças. A ação, ocorrida na quinta-feira (9), fez parte de uma série de atividades de conscientização da Semana Mundial do Meio Ambiente, e marcou o início da nova etapa do projeto Horta Escola.

Coordenadora de Responsabilidade Social do Porto Sudeste, Carla Matos foi umas das que colocaram a mão na massa, ou melhor, na terra. “A proposta é proporcionar mais uma ferramenta transdisciplinar à escola. Ou seja, estamos oferendo algo muito além das disciplinas, mas que se completam. O projeto faz parte do programa de educação ambiental do Porto Sudeste. Ele visa montar uma rede de multiplicadores e, sobretudo, juntar a comunidade e a empresa. Hoje, tivemos a participação dos nossos colaboradores. Eles fazem parte da nossa rede interna de voluntários e uma grande parte é formada por moradores da região”.

Na lista da nova horta, instalada nos fundos da unidade, manjericão, coentro e cebolinha, entre outras mudas. Vale frisar que toda a colheita será aproveitada na merenda dos próprios alunos. Eles também podem levar as mudas para casa e replantar. A ideia é multiplicar conhecimento e, com isso, ampliar o cultivo, seja na escola ou na residência.

Representante da Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí, Gabriela Borges avaliou a iniciativa como positiva. “Estamos muito felizes de ver o envolvimento das crianças e dos adultos com a educação ambiental. É extremamente importante que eles, em especial os pequenos, tenham a consciência sobre os cuidados que devemos ter com a natureza. Parabéns a todos que fizeram o projeto acontecer”, disse.

Além do plantio de mudas, o Porto Sudeste também promoveu ações internas para ampliar a conscientização dos colaboradores em relação ao meio ambiente, como a exposição sobre resíduos sólidos, que evidenciou ainda mais a necessidade do descarte correto. Debates, palestras e workshops sobre consumo consciente, impactos ambientais, preservação do nosso ecossistema, problemas climáticos, a importância de se manter uma alimentação saudável e, claro, os motivos pelos quais devemos proteger a natureza, foram alguns dos temas propostos.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!