Porto Sudeste lança projeto para comunidade pesqueira
Para auxiliar no desenvolvimento e melhoria de competitividade dos microempreendedores da pesca instalados na Baía de Sepetiba, o Porto Sudeste está lançando um projeto inovador, em parceria com o Sebrae, que tem como principal foco ampliar as oportunidades de negócio por meio de conhecimento em gestão de forma sustentável.
Todos os empreendimentos relacionados ao mar, como peixarias, frigoríficos, fornecedores de gelo e quiosques, podem participar das oficinas gratuitas, realizadas na Casa do Empreendedor, que fica em frente à Prefeitura (Rua General Bocaiúva, 636 – Centro, Itaguaí).
As atividades estão divididas em dois módulos: o básico – que contempla 30 empreendedores da pesca – e o avançado, com 16 oportunidades.
CAPACITAÇÃO
“A partir da demanda feita pela própria comunidade, estamos investindo na capacitação dos microempreendedores da região que atuam na atividade pesqueira. O Brasil precisa aumentar a produtividade dos pequenos negócios e das cadeias de valor de grandes empresas em que eles estão inseridos. Esperamos que os pequenos empresários tenham a chance de aprender mais sobre a gestão do próprio negócio, melhorando suas receitas”, explica Ulisses Oliveira, diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade do Porto Sudeste.
O programa consiste em nove ciclos: articulação institucional; negociação; parceria e governança; mobilização; diagnóstico empresarial; planos de operação; consultorias e capacitações; verificação do esforço; revisão e planejamento. Ao final, os empreendedores ganham competitividade fortalecida em estratégias, finanças e clientes; melhora no desempenho; e o desenvolvimento da economia local.