quarta-feira, maio 18, 2022
InícioItaguaíPorto Sudeste ajuda na capacitação de integrantes da CIPA escolar, em Itaguaí

Porto Sudeste ajuda na capacitação de integrantes da CIPA escolar, em Itaguaí

Além de treinamentos, projeto contribui para a prevenção e diminuição de ocorrências durante as atividades escolares

Em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, o Porto Sudeste promoveu, na última semana, a capacitação dos integrantes da CIPA escolar, iniciativa implantada em 61 escolas de Itaguaí. No ambiente profissional, a CIPA, ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho. No ambiente educacional, a meta não é diferente. Além de treinamentos, o projeto prevê a elaboração e a implementação de regras e procedimentos que atuem na prevenção e diminuição de ocorrências durante as atividades escolares. 

O evento foi realizado no Teatro Municipal de Itaguaí e contou com a participação da secretária de Educação, Nilce de Oliveira, e da equipe de Responsabilidade Social do Porto Sudeste. O Engenheiro de Segurança do terminal, Carlos Oliveira, falou sobre a importância de levar o conhecimento sobre segurança para dentro das escolas e a importância da identificação dos riscos que alunos e professores podem ser expostos diariamente. 

“Essa é uma oportunidade única de aprendizado que, se bem absorvido, terá um impacto muito positivo para todas as escolas do município. A segurança é fundamental em qualquer ambiente e aqui não seria diferente, pois a escola, que também concentra um grande número de pessoas, mesmo sem querer, pode conter alguns riscos, muitas vezes invisíveis e com potencial de causar um acidente e/ou prejuízo a saúde. Por isso, fazemos questão de ajudar na criação de medidas para prevenir acidentes, orientar os representantes da CIPA Escolar em como se comportar em determinadas situações de risco, entre outras ações que garantam um ambiente de ensino mais seguro. Colaborar com o bem-estar das crianças não tem preço”, disse Carlos Oliveira. 

O tema é tão relevante para a sociedade que ganhou até uma data celebração. O Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas é comemorado em 10 de outubro, visando a promoção e a aproximação entre a escola e o universo da segurança e saúde no trabalho. Com isso, o Ministério Público do Trabalho quer incentivar e ajudar os municípios e o estado do Rio de Janeiro a implementar ou expandir as atividades relacionadas ao assunto. 

“Entendemos que saúde e segurança são valores muito importantes para a sociedade. Por isso, buscamos trabalhar esses temas nas nossas escolas para que os alunos adotem uma cultura de prevenção de acidentes e cuidado com a saúde desde cedo. Dessa forma, estamos investindo em cidadãos mais saudáveis e na criação de um ambiente seguro para todos. Nesse projeto, contamos com o apoio do Porto Sudeste, uma empresa de grande porte, que opera no nosso município e que também encara a segurança como prioridade”, destaca a secretária de Educação de Itaguaí, Nilce de Oliveira. O Porto Sudeste já havia realizado um treinamento com integrantes de quatro escolas de Itaguaí. Na ocasião, estiveram presentes a Equipe do Programa de Saúde nas Escolas (PSE), integrantes da CIPA, coordenadores das escolas participantes, a subsecretária de Educação e a equipe de Responsabilidade Social do Porto Sudeste. Representantes da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) do terminal auxiliaram os participantes na elaboração do mapa de risco das escolas e as medidas de prevenção que poderiam ser implantadas no local. Vale ressaltar que, no mesmo encontro, o Porto Sudeste foi contemplado com o Certificado Empresa Engajada, pelo MPT-RJ.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!