Porto de Itaguaí: atuação das Forças Armadas começa nesta segunda (6)
Teve início nesta segunda-feira (6) a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) em portos e aeroportos de Rio de Janeiro e São Paulo, decreto que estabelece a atuação de agentes das Forças Armadas nestas instalações. A medida abrange, inclusive, o Porto de Itaguaí.
A meta do decreto, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou no último dia 1º, é reforçar o combate ao tráfico de drogas e armas no estado fluminense. Esta GLO se estende ainda aos portos do Rio de Janeiro e de Santos (SP), além dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).
A princípio, a medida terá seis meses de duração. O término está previsto para 3 de maio de 2024.
LEIA MAIS
Maioria em Itaguaí, mulheres miram igualdade e mais espaço
Ao anunciar a assinatura do decreto no Palácio do Planalto, em Brasília, na última quarta, Lula comentou a medida: “Esse decreto estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado. Por isso, estou fazendo esse decreto especificamente para os portos do Rio de Janeiro, de Santos, de Itaguaí, aeroporto do Galeão e aeroporto de Guarulhos”.
Antes de comunicar o acionamento das Forças Armadas em locais estratégicos para a entrada de drogas e armas no estado, o presidente havia afirmado categoricamente, uma semana antes, que não haveria GLO em seu governo. Entretanto, um pedido do governador do RJ Claudio Castro (PL) por apoio federal no enfrentamento à milícia e ao crime organizado resultou na mudança de rota.
Segundo Flávio Dino, ministro da Justiça, um total de 3,7 mil agentes das Forças Armadas estarão envolvidos: 2 mil do Exército; 1,1 mil da Marinha e 600 da Aeronáutica.