Polícia Civil realiza operação contra extração irregular de areia em Seropédica
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), divisão da Polícia Civil, realizou nesta sexta-feira (16) a operação Areia Legal em Seropédica. O objetivo era combater a extração irregular de areia na Reta de Piranema. Segundo a corporação, agentes levaram para a 48ª DP homens que estavam na área – a Civil não divulgou quantos eram os suspeitos. Eles vão responder pela retirada ilegal de areia e por poluição ambiental.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, é possível que um dos nomes por trás da ação criminosa seja Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho. Este é considerado o miliciano mais procurado do Rio de Janeiro e chefe do maior grupo paramilitar do estado, que, segundo a Civil, teria sede em Santa Cruz, Zona Norte da capital, e braços em Itaguaí e Sepetiba.
Zinho é substituto de seu irmão Wellington da Silva Braga, o Ecko, que chefiava a quadrilha e foi morto em 2021. Ele entrou no lugar de um outro irmão, Carlos Alexandre Braga, o Carlinhos Três Pontes, morto em 2017. Ambos faleceram em confrontos com policiais.