CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Pó de rocha será tema de encontro estadual em Seropédica

A invasão da Rússia à Ucrânia teve como uma das grandes consequências a queda na oferta de fertilizantes, produtos que têm amplo uso na agricultura brasileira, exigindo alternativas que permitam driblar os problemas de abastecimento e o consequente aumento generalizado de preços. Uma dessas alternativas foi o tema de um encontro
na quarta-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação de Seropédica (SMICCTIS), em que foram discutidas ações destinadas à realização do I Seminário de Pó de Rocha do Estado do Rio de Janeiro, programado para o início do mês de setembro.
O pó de rocha é um remineralizador resultante da moagem de rochas basálticas, micaxisto e sienitos, que exerce papel fundamental no aumento da produtividade de diversos tipos de culturas, com resultados comprovados em diversos tipos de experimento. Titular da SMICCTIS, o secretário Carlos Alberto Machado de Freitas disse ao Atual que a ideia é reunir representantes de secretarias de agricultura dos 92 municípios do estado e até de cidades limítrofes dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, para disseminar entre eles o potencial enriquecedor do pó de rocha e o que ele pode significar de impulso à agricultura nacional. No final do encontro será elaborada uma carta em que os secretários vão defender o aumento dos orçamentos destinados à agricultura.

AUMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
O anfitrião Carlos Alberto Machado de Freitas recebeu na ocasião o subsecretário de Estado e Agricultura, Felipe Brasil; os secretários municipais de Agricultura (Júlio Cicarino) e de Trabalho, Emprego e Renda (Nelson Matos); a engenheira Hanna Aimee Fraga, da Secretaria de Planejamento; além de representantes de várias cidades. Também estava presente o empresário Alfredo Moreira, proprietário da única empresa de mineração do estado do Rio, até agora com certificação para explorar e comercializar o pó de rocha. O seminário sobre o remineralizador será realizado na Universidade Federal, Rural do Rio de Janeiro. “Nossa intenção é ajudar aumentar a produção agrícola do estado do Rio de Janeiro”, resumiu o secretário Carlos Machado de Freitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HOMENAGEM À CIENTISTA JOHANNA DÖBEREINER
Durante o encontro na SMICCTIS houve um momento de homenagem à memória da cientista Johanna Döbereiner, que revolucionou a agricultura, buscando estratégias para garantir a sustentabilidade através dela, barateando custos e aumentando a produção dos alimentos. Ela esteve à frente do então Instituto de Ecologia e Experimentação Agrícola do Serviço Nacional de Pesquisas Agronômicas, órgão precursor da Embrapa Agrobiologia de Seropédica. Ali, orientou bolsistas que hoje estão espalhados pelo Brasil, e pelo mundo inteiro. Apesar de chefe da unidade, nunca deixou a pesquisa de lado, compatibilizando-a perfeitamente com as responsabilidades administrativas e burocráticas.

Com um legado mundialmente reconhecido, a cientista foi indicada ao Nobel de Química, em 1997, numa iniciativa da Academia Brasileira de Ciências. O secretário Carlos Machado de Freitas anunciou a intenção de aproveitar a realização do seminário para inaugurar, no acesso à Embrapa, um busto de bronze de Johanna Döbereiner, com o propósito de eternizar a cientista que levou o nome de Seropédica para o mundo através de suas descobertas. Também na quarta-feira o secretário visitou a sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ), onde conversou sobre o seminário, pedido apoio da chefe e da subchefe do Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica (Cepao), Marineide da Cunha Pampolha e Rosane Fajardo, respectivamente.

Na Pesagro-RJ, o secretário solicitou o apoio Rosane Fajardo e Marineide Pampolha (FOTO RENATO REIS)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com