PetMóvel estaciona em Muriqui
PROGRAMA
O Trailer de castração de animais da cidade, o petmóvel, realizou nesta sexta-feira alguns atendimentos no bairro Cachoeira I em Muriqui. O Programa começa a atender oficialmente a partir de segunda-feira (12), a partir das 8h, mas alguns moradores que se cadastraram na última quarta-feira (7) já usufruíram do serviço. O coordenador do PetMóvel Osmar Zoffoli explicou que esse primeiro dia de atendimento foi necessário para corrigir alguns detalhes para que o programa funcione com força total na semana que vem. Nesta sexta-feira ainda aconteceu uma surpresa, um cão foi atropelado na Rodovia Rio-Santos e recebeu os atendimentos emergenciais no trailer.
A moradora Gisele Fernandes foi uma das beneficiadas na ação desta sexta. “Tomara que não interrompam novamente esse projeto, pois muitos não têm condições de pagar por esse procedimento. Estou muito feliz de ter podido castrar minha gatinha hoje, sei que foi a melhor decisão para ela”, disse.
“Hoje somos o único município do Rio de Janeiro habilitados pelo Conselho de Medicina Veterinária a realizar esse tipo de procedimento. É um programa importantíssimo, tanto para os animais quanto para os moradores, pois também trata-se de um caso de saúde pública.”, disse Osmar.
O veterinário responsável pelo PetMóvel, Alex Heringer, informa que as cirurgias não causam dores aos animais. O procedimento começa com relaxante muscular e, em seguida, anestesia. A operação leva cerca de dez minutos. Da chegada do animal (que passa por um cadastro e avaliação) até a entrega aos donos leva cerca de 40 minutos. Ainda de acordo com Heringer, uma castração em uma clínica custa cerca de R$ 400.
A Unidade Móvel vai percorrer toda a cidade. Os atendimentos serão às segundas, quartas e sextas-feiras. O primeiro dia é designado ao cadastro e avaliação no animal. Os demais dias são para as castrações. Segundo o coordenador Osmar, a unidade vai realizar pelo menos dez procedimentos por dia.
Para o animal ser atendido o proprietário deve apresentar RG, comprovante de residência, CPF, cartão do SUS e comprovante de vacinação do animal. O atendimento é por ordem de chegada. O atendimento começa às 8h. Cães e gatos de rua também podem ser atendidos desde que a pessoa (tutor) se responsabilize pelos cuidados (principalmente pós-cirúrgico).