Pescadores e agricultores de Mangaratiba recebem novas identidades
A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba realizou na terça-feira (4), a entrega das carteiras municipais dos pescadores e produtores rurais e levou entidades parceiras para esclarecimentos em várias áreas, como crédito e técnicas. A entrega foi no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no Centro. O secretário da pasta Roberto Oliveira, a superintendente de Gabinete, Brena Costa Maia e o vereador Wlad da Pesca participaram da entrega dos documentos.
A iniciativa é resultado do recadastramento iniciado em abril para atualização e também da Migração do Cadastro Específico do INSS (Cei) para o Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física (CAEPF). Assim, com o levantamento foi possível identificar mais de 400 pescadores e mais de 100 agricultores. Os participantes puderam tirar dúvidas em diversas áreas com a presença de representantes da Emater, Fiperj, Banco do Brasil e Inea.
“Essas carteiras foram criadas para que pudéssemos conhecer nosso público. O município não tinha nenhuma base de dados sobre essas categorias. A partir daí podemos criar políticas públicas voltadas a eles. Sem esse levantamento fica difícil sabermos o que produzem e a quantidade, por exemplo. A partir daí vamos poder atender em cima da necessidade de cada um, cada local, além deles estarem regularizados e identificados”, destacou o secretário da pasta, Roberto Oliveira.
Pescador desde criança e décadas dedicadas há Ilha de Jaguanum, Alexsandro de Oliveira, retirou sua nova identidade. “Do jeito que nossa baía está fica cada vez mais difícil a pesca, está escassa. Temos que ter essas garantias. Tenho quase todos os documentos possíveis. Com esse novo governo avançou muito para as classes da pesca e da agricultura”, falou o pescador.
De acordo com a secretaria, quem perdeu o prazo de regularização pode procurar a Secretaria de Agricultura e Pesca com as cópias dos documentos do RG, CPF, Comprovante de Residência, título de eleitor, 2 fotos 3X4, e as NIT e CAEPF ou Cei.