Parque Arqueológico de São João Marcos apresenta calendário de eventos culturais gratuitos de 2024

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light no município de Rio Claro, divulgou na última sexta-feira (1) o planejamento para 2024. Na ocasião, a gestão do projeto anunciou o calendário de eventos culturais gratuitos do ano.

Ao todo, serão nove eventos com entrada franca, entre março e novembro, com temáticas e programações variadas: empoderamento feminino, inclusão cultural para pessoas com transtorno do espectro autista, sustentabilidade, população em situação de rua, música, talentos precoces, cultura e ciência, história e memória – confira a programação no fim da página.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Houve ainda o lançamento de mais nove produtos digitais da série “Artistas do Parque”, disponíveis no site saojoaomarcos.com.br. Está prevista ainda a produção do documentário “O Parque – Transformando sonhos em realidade: a história do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos”, que contará como foi a criação do espaço, inaugurado em 2011.

MISSÃO

A partir do conceito “Construção de Conhecimento”, o Parque tornou pública também a missão para 2024. Por meio de diferentes ações, o objetivo pretende “salvaguardar a história e a memória de São João Marcos, produzindo e compartilhando oportunidades pedagógicas capazes de subsidiar e estimular dinâmicas de construção de conhecimento sobre o tema”.

Presente à cerimônia de lançamento, Zeca Barros, gestor-executivo do Parque, complementou: “Uma proposta capaz de salvaguardar a memória da antiga cidade com temas e desafios contemporâneos, ressaltando seu papel nos esforços em prol de uma sociedade mais justa, feliz e em convergência com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra atração da cerimônia da última sexta (1) foi a estreia da exposição Cenas da Memória (Divulgação)

EXPOSIÇÃO E PARCERIA

Além disso, o encontro também contou com a inauguração da exposição “Cenas da Memória”, que revisita imagens da antiga cidade de São João Marcos por meio de obras criadas com a técnica estêncil, de autoria da artista residente Mariane Alves. A expografia é do coordenador pedagógico do Parque, Rodrigo Pajeú.

Já na recepção aos convidados, Thays Santos, atriz e arte-educadora do Parque, explorou o tema da sustentabilidade em uma intervenção artística.

Ainda quanto à Educação e à Cultura em Rio Claro, onde o Parque está inserido, o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), parceiro da Light na gestão-executiva do projeto, celebrou pelo segundo ano seguido um acordo com a Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo é promover Oficinas de Arte e Memória a partir de oito encontros com aulas sobre artes cênicas (teatro) e visuais (estêncil) em um novo espaço do Parque a ser inaugurado no Centro de Rio Claro.

Além de representantes do projeto, do ICCV e da prefeitura de Rio Claro, estiveram presentes também integrantes do Governo do Estado.

Programação de eventos culturais gratuitos 2024

Março
Exposição Mulheres de São João Marcos – Empoderamento feminino

Abril
Gincana Cultural TEA – Inclusão cultural para pessoas com transtorno do espectro autista

Maio
IV Jornada São João Marcos de Museologia Social – Memória e cidadania: presente, a memória do futuro

Junho
Forró da Sustentabilidade – São João Marcos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Julho
Cinerock São João Marcos – Uma noite de rock no Parque

Agosto
Pelas Ruas de São João Marcos – Um olhar sobre a população em situação de rua

Setembro
Festa do Padroeiro – Os memorialistas de São João Marcos

Outubro
Festinfantil São João Marcos – Talentos precoces, um olhar atento

Novembro
Festival Cultura e Ciência de São João Marcos – Ciência, cultura e desenvolvimento sustentável

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
/* */