Palestra marca a abertura da campanha Outubro Rosa em Seropédica
A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), realizou na quinta-feira (07) a abertura da campanha Outubro Rosa com uma palestra com o tema “Prevenção ao Câncer de Mama” ministrada pela Médica Ginecologista Dra.° Andréia Zanetti, que destacou o fato de que o câncer de mama também afeta aos homens. As informações são da página oficial da Prefeitura de Seropédica no Facebook.
A palestra ocorreu na sede da SMSDC. Durante a instrução, a doutora Zanetti falou sobre os sinais que podem indicar a existência de um câncer de mama, como a retração da mama, o tom avermelhado da pele nas proximidades das mamas, a existência de nódulos (inchaços) e a retração dos mamilos. A palestrante também explicou fatores que podem influenciar no surgimento da doença, como idade, tabagismo e hereditariedade, dentre outras características.
PARCERIA ENTRE SAÚDE E CULTURA
A SMSDC promoveu a palestra em parceria com a Subsecretaria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMES), que levou atrações musicais ao evento.
O movimento internacional para a detecção precoce do câncer de mama – conhecido como “Outubro Rosa” – foi criado na década de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for The Cure lançou o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor-de-rosa –, que foi distribuído em Nova York (EUA) aos participantes da primeira Corrida pela Cura, que acontece anualmente desde então. O Outubro Rosa é celebrado no Brasil e no mundo com o objetivo de divulgar informações de conscientização sobre o câncer de mama e contribuir para a redução do número de casos e de mortes.