Orquestra Jovem de Itaguaí se apresenta nos 89 anos do Cristo Redentor
CELEBRAÇÃO A Orquestra Jovem de Itaguaí (ORJI) deixou marcada a sua participação nas comemorações pela passagem dos 89 anos de um dos mais importantes monumentos do país, o Cristo Redentor. Na segunda-feira (12), os integrantes da ORJI também ilustraram musicalmente as comemorações pela passagem do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e do Dia das Crianças.
A festividade teve início com a tradicional Vigília de Oração, de meia noite às 8h,
conduzida por jovens das Novas Comunidades Shalom e Canção Nova. A vigília
terminou com a santa missa em ação de graças pelos 89 anos do Cristo Redentor,
presidida pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Também fez parte da múltipla comemoração o tradicional corte do bolo de aniversário, preparado pela Sociedade dos Amigos da Rua Carioca e Adjacências. Neste mesmo momento foram doados os brinquedos arrecadados por centenas de cariocas e destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social de comunidades do Rio de Janeiro. Participou também da celebração a cantora Elba Ramalho, que foi convidada para rezar o Ângelus e o Terço Mariano.
Ao longo do dia mais de dois mil fiéis e turistas passaram pelo local. À noite o
ponto turístico foi palco para a apresentação da ORJI, que contou com a participação de 20 alunos, entre crianças e jovens, sob regência do professor Adriano Souza, que é diretor artístico e professor do projeto. Protagonizando um marcante momento artístico, eles tiveram a oportunidade de conhecer o local pela primeira vez. “Nunca imaginei estar aqui. Estou muito feliz!”, disse Carina, de 18 anos. Para a jovem violinista foi a realização de um sonho.
O maestro Adriano Souza disse que além de despertar nos participantes do projeto o interesse pela cultura, a arte e a música, ele pretende ocupar mais espaços como esse junto com as crianças das comunidades de Itaguaí, objetivando levar o nome da cidade tão alto quanto a sétima maravilha do mundo.