Nuclep faz simulado de emergência no seu terminal portuário
Objetivo foi alinhar protocolos operacionais da empresa às melhores práticas ambientais e de segurança
Na terça-feira (12), a Nuclep, estatal com sede em Itaguaí, realizou um simulado de emergência do Plano de Emergência Individual (PEI) no seu terminal portuário. Deste modo, foi possível testar e aprimorar a capacidade dos colaboradores de responder os desafios da poluição por óleo em um cenário prático.
A simulação envolveu o derramamento de até 0,2 metros cúbicos (m³) de óleo diesel em terra, representando a ruptura de um tanque de caminhão que colidiu em razão de um mal súbito do motorista. O cenário ocorreu conforme previsto no PEI.
Leia mais: Nuclep recebe Agência Brasileira de Inteligência
A equipe demonstrou grande comprometimento e agilidade no simulado de emergência e assegurou a mitigação eficaz dos impactos ambientais, além da proteção à flora e fauna locais.
Viviane Montebello, Gerente de Meio Ambiente da Nuclep, destaca a importância do simulado: “Quanto mais investimos em treinamento, melhor o nosso desempenho na atuação da emergência e menor o impacto ambiental”, disse a especialista. E completou: “Principalmente em casos de vazamento de óleo no mar”.
No decurso do treinamento, a equipe realizou a dispersão mecânica do óleo e a encenação de um resgate de vítima e de fauna oleana, com acionamento da Hidroclean.
O evento contemplou ainda o diálogo com a estrutura organizacional de resposta da Nuclep, envolvendo, conjuntamente, a mídia e os órgãos fiscalizadores.
“Essa iniciativa é de suma importância para testar o plano, avaliar o desempenho das equipes e a capacidade de resposta dos equipamentos e meios disponíveis”, afirmou Montebello.
O treinamento reforçou a capacitação da equipe de resposta da Nuclep para o atendimento às emergências previstas no Plano de Emergência Individual, alinhando os protocolos operacionais da empresa às melhores práticas ambientais e de segurança.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Nuclep