Nuclep assina na AIEA memorando de intenções com a Rosatom Energy Projects
O segundo dia da 67ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) foi marcado pelo lançamento do estande Brasil pelo Diretor-Geral da instituição – Rafael Grossi e do Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia – Luís Rebelo Fernandes.
A Nuclep, criada para atender ao Programa Nuclear Brasileiro, mais uma vez marca presença na Conferência. A empresa com sede em Itaguaí, subordinada ao Ministério de Minas e Energia, assinou na tarde de terça (26) um memorando de entendimentos com o diretor-geral da Rosatom Energy Projects, Andrey Rozhdestvin, para que a divisão da estatal russa venha desenvolver projetos nucleares de grande e menor portes com a Nuclep.
Segundo o presidente da Nuclep – Carlos Seixas, cogitou-se fabricar na Nuclep alguns equipamentos a partir da capacidade da empresa brasileira e tecnologia da empresa russa.
Nicola Mirto Neto, diretor comercial da Nuclep, considerou a assinatura um marco importante para a empresa que vem há tempos trabalhando pela fabricação dos SMR’s (reatores menores, mais práticos e fáceis de transportar).
Durante a reunião participaram ainda, o presidente da Rosatom no Brasil – Ivan Dybov e o Presidente da Frente Parlamentar Nuclear – Julio Lopes.
O deputado federal que defende o setor nuclear no Congresso aproveitou a ocasião para propor à Rosatom Energy Projects uma série de ideias para projetos e parcerias em função do desenvolvimento nuclear nacional que foram amplamente abraçadas pelo diretor-geral, Andrey Rozhdestvin.