Itaguaí vai ter pedágio no Arco Metropolitano

Entre a Estrada do Caçador e Estrada de Santa Cândida, em Itaguaí, há uma praça de pedágio praticamente pronta, mas a Concessionária do Arco Metrolitano – a EcoRioMinas – ainda não informou quando ela entrará em operação e nem quanto custarão as tarifas. Apenas uma coisa é certa: o cidadão de Itaguaí que quiser sair ou entrar da cidade pela rodovia vai ter que pagar pedágio.
A reportagem entrou em contato com a empresa via assessoria de imprensa e obteve apenas uma nota evasiva, que nada esclarece sobre datas ou valores.
A palavra “pedágio” já causa calafrios em muita gente que mora em Itaguaí, principalmente por causa da novela ainda sem final à vista que faz da rodovia Rio-Santos uma pedra no sapato de quem precisa trabalhar em paz.
Os relatos de cobranças esdrúxulas e multas esquisitas se acumulam. A CCR RioSP, Concessionária da BR-101, diz que tudo se resolve, basta o cliente reclamar. E, enquanto isso, haja paciência e orçamento apertado para a nova despesa de quem tem carro e mora nas imediações dos pórticos de cobrança.
No Arco Metropolitano o sistema não será free-flow como é na Rio-Santos, mas os moradores de Itaguaí já temem o fechamento do acesso à Estrada de Chaperó, pois ela serviria de rota alternativa para escapar da cobrança.
NOTA DA EMPRESA
O Atual quis saber quando começa a operação e quais são os valores das tarifas. A EcoRioMinas respondeu com essa nota, na íntegra:
“O contrato de concessão da EcoRioMinas prevê isenção de pedágio para: motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas moto, os veículos oficiais e ambulâncias, próprios ou contratados de prestadores de serviço, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações públicas, bem como os veículos de Corpo Diplomático.
São previstos também dois benefícios tarifários importantes para os usuários da concessionária: o Desconto Básico de Tarifa (DBT) e o Desconto de Usuário Frequente (DUF). Para obter os benefícios, é necessário, apenas, ter instalado no veículo o TAG, um chip eletrônico autoadesivo colado ao para-brisa, que permite que os veículos passem pela pista automática de cobrança de pedágio.
DBT – Todo e qualquer veículo com TAG receberá 5% de abatimento no valor da tarifa na primeira vez, dentro do mês vigente, que passar por uma das cabines automáticas de pedágio.
DUF – Aplicável a veículos de passeio que passarem pelas praças de pedágio com frequência e permite uma redução progressiva na tarifa de pedágio de acordo com a regularidade das viagens que são realizadas. Quanto mais o usuário utiliza a rodovia, menor fica o valor do pedágio. Ao chegar a trigésima passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês. No próximo mês, a tarifa volta ao valor total e reinicia o ciclo de descontos”.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Na semana passada, manifestantes contrários a cobrança de pedágio para quem mora perto dos pórticos foram a uma sessão legislativa e conversaram com parlamentares. Eles também estiveram na prefeitura e foram recebidos pelo chefe de gabinete do prefeito Rubem Vieira (Podemos).

No próximo dia 3 de outubro acontecerá uma audiência pública em Brasília para tratar do pedágio da Rio-Santos.
As seguintes autoridades estão confirmadas: Renan Filho – Ministro dos Transportes; Rafael Vitale Rodrigues – Diretor Geral da ANTT; Luiz Cláudio Ribeiro – Deputado Estadual do RJ; Miguel Setas – Diretor-presidente da CCR RioSP; Alan Bombeiro – prefeito de Mangaratiba; Fernando Jordão – prefeito de Angra dos Reis; José Osmar – prefeito de Rio Claro; Rubem Vieira – prefeito de Itaguaí; Luciano Vidal – prefeito de Paraty e Raphael Cendon, representante dos moradores de Itaguaí impactados pelo pedágio.