Nesse verão, tome cuidado com óculos falsos!
Custando bem menos da metade do preço de um original, os óculos falsificados parecem muitas vezes ser uma boa opção para diminuir os desconfortos causados pelo sol. Mas será que é realmente um bom negócio a se fazer? Conheça agora alguns tipos de doenças que esses famosos acessórios do verão podem causar.
Degeneração Macular
Essa primeira doença geralmente ataca os mais idosos por ser causada por danos na retina, porém, a utilização de óculos falsificados pode fazer com que seu surgimento aconteça de forma precoce. Quando utilizamos qualquer tipo de óculos escuros, a pupila se dilata e nos faz enxergar melhor independente da luminosidade solar, mas deixa a retina desprotegida. Por isso é tão importante os óculos terem proteção contra os raios uv. Agora se imagine de óculos falso, com suas pupilas dilatadas e sem nenhum tipo de proteção. É exigir demais dos seus olhos, não?
Ceratite
Existem diversos tipos de ceratite, porém todos são oriundos de uma inflamação na córnea ocular. Esta camada protege de germes, poeiras e outros agentes que atuam de forma nociva contra a saúde dos olhos, podendo levar até a cegueira. E acredite, o dano nessa estrutura pode ser causado por contato com raios ultravioletas, lâmpadas solares ou até a própria luz do sol.
Câncer
Existem vários tipos de cânceres de olho, e por isso, existem várias possíveis causas também, dentre elas: genética, idade, hábitos de consumo (cigarro, por exemplo), e acredite, a exposição ao sol sem proteção também é uma delas.
Além de utilizar de óculos originais, com proteção uvb e uva existem algumas maneiras de evitar esses males, como: consumir muitos alimentos ricos em vitamina A, hidratar com soro quando sentir os olhos ressecados, lavar as mãos antes de entrar em contato com seus olhos, e o mais importante, consultar regularmente um oftalmologista para manter eles sempre saudáveis.