CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Musical sobre Noel Rosa chega a Itaguaí para duas apresentações gratuitas

Os moradores de Itaguaí que curtem teatro e samba têm programa garantido para quinta-feira. Com texto de Geraldo Carneiro e direção de Cacá Mourthé, o musical “Noel Rosa: Coisa Nossa” faz duas apresentações gratuitas – 14h30 e 18h30 – na Pracinha da Cultura, no Centro, para contar a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira.

Produção em parceria entre Marcelo Serrado e Eduardo Barata (presidente da APTR – Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro), o espetáculo, uma homenagem aos mais de 110 anos de nascimento de Noel Rosa, tem como protagonistas dois atores-músicos: Alfredo Del-Penho e Fábio Enriquez. No palco, eles interpretam diferentes momentos da breve vida do sambista, que morreu por complicações da tuberculose, em 1937, aos 27 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Junto à dupla, um grupo musical de samba-choro toca ao vivo canções de Noel Rosa que se tornaram conhecidas do grande público, como “Gago Apaixonado”, “Com que Roupa” e “Fita Amarela”. Como fio condutor da peça, a encenação promete unir características marcantes do homenageado, como humor e emoção – além de casos curiosos que acabaram por dar origem a alguns clássicos.

Embora tenham características físicas diferentes, os protagonistas interpretam o mesmo personagem ( Cris Granato/Divulgação)

Curiosamente, embora interpretem o mesmo personagem, Alfredo e Fábio apresentam características físicas distintas. Enquanto o primeiro é moreno e alto, o segundo é loiro e baixo. Nada, porém, que comprometa a encenação: “A teatralidade construída entre mim e Alfredo está embasada em 10 anos de amizade, desde os tempos da Barca”, garante Fábio, mencionando a companhia A Barca dos Corações Partidos, dona de inúmeros prêmios no circuito teatral do Rio.

BULLYING E PAIXÕES

Dentre as passagens da história de Noel Rosa que o espetáculo leva ao palco, está o bullying que sofreu em um colégio, onde meninos o chamavam de “Queixinho”, uma referência à característica de sua mandíbula, resultado do parto complexo, em que ele nasceu por meio de uso de fórceps.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, claro, não poderiam faltar algumas das paixões do músico. Principalmente Ceci, uma dançarina de cabaré no bairro boêmio da Lapa, para quem ele compôs “Dama do Cabaré” e “Último desejo”: “Para mim, a Ceci foi a verdadeira paixão de Noel. Também interpreto a mãe dele em determinados momentos. Estou apaixonada por esse trabalho. É um musical que mostra as questões da época como a obrigatoriedade do casamento. Conseguimos entender a mudança do tempo em que vivemos”, acrescenta a atriz Dani Câmara.

SERVIÇO

“Noel Rosa – Coisa Nossa”
Local:
Pracinha da Cultura de Itaguaí
Endereço: Avenida Décio Muniz da Silva Filho, SN – Chaperó, Gleba B.
Data: Quinta-feira (10/08/2023)
Horários: 14h30 e 18h30
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com