DESTAQUEItaguaí

Morre Dona Naná, aluna-símbolo de Itaguaí e do RJ

Com grande tristeza, a cidade de Itaguaí foi surpreendida no sábado (25) com a morte de Ignácia de Carvalho do Carmo, a Dona Naná. Ela ficou conhecida em todo o Brasil a partir de uma reportagem que a jornalista Dilceia Norberto fez para o Atual, em julho de 2022. Aos 86 anos, Naná era a estudante mais velha do Rio de Janeiro e ao mesmo tempo uma das mais jovens, devido à sua alegria e disposição para estudar.

Dona Naná cursava o curso de formação de professores no Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos (Normal), em Itaguaí. Filha de lavradores, ela não teve a oportunidade de estudar durante grande parte da sua vida, pois havia frequentado a escola apenas por um ano, na infância. Apenas aos 82 anos ela voltou a sentar-se em uma carteira na escola. Aos 85, começou o Curso para ser professora, no qual se formaria no final deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NANÁ NAS REPORTAGENS EXCLUSIVAS DO ATUAL:

https://jornalatual.com.br/itaguai/aluna-de-85-anos-de-curso-normal-em-itaguai-tem-coragem-sonho-e-felicidade-2/
https://jornalatual.com.br/itaguai/dona-nana-do-atual-ao-fantastico-moradora-de-itaguai-cativa-com-simplicidade-e-determinacao/
https://jornalatual.com.br/itaguai/dona-nana-aluna-mais-velha-da-rede-de-ensino-do-rj-ganha-festa-de-aniversario-em-itaguai/

A sobrinha dela, Brígida, conversou com exclusividade com o Atual. Disse que a família estava muito triste, mas que lembrava a alegria de Naná ao perseguir seu sonho, que acabou servindo de exemplo e de inspiração para muita gente.

A estudante enfrentava um tratamento contra um melanoma (câncer) há 3 anos. A Câmara Municipal ofereceu o plenário para o velório, mas uma mobilização de professores e funcionários do Clodomiro Vasconcelos arrumou um jeito de fazer lá a despedida da mais querida estudante da cidade. O sepultamento aconteceu neste domingo (26), no cemitério São Francisco Xavier.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
/* */