Moradores de Chaperó protestam contra a falta de dragagem em rio
Disputa entre as prefeituras de Itaguaí e Seropédica deixa a comunidade sem serviços de limpeza dos rios acarretando alagamentos com as chuvas
Um imbróglio envolvendo a Prefeitura de Itaguaí e a Prefeitura de Seropédica vem atrapalhando a vida dos moradores do bairro Chaperó, em Itaguaí.
O entupimento de uma vala é o motivo do problema. Segundo relatos de moradores, a Prefeitura de Itaguaí mandou uma equipe para realizar o serviço de dragagem do valão, porém, a Prefeitura de Seropédica interveio e a obra segue parada.
Ainda segundo os moradores, o entupimento da valada ocasionou diversos transtornos devido à chuva que caiu no município na última semana. De acordo com os moradores, a água da chuva alagou diversas casas. “Muitos moradores tiveram as casas alagadas e agora embargaram o reparo do valão. Fizeram um trabalho aqui e água não vazava, dois anos e não houve manutenção”, contou uma moradora que preferiu não se identificar.
A localidade é uma Zona de Litígio, ou seja, a área é disputada pelos municípios de Itaguaí e Seropédica.
Temendo novos transtornos com o risco de novas chuvas, prevista para esta quarta-feira (13), os moradores fizeram um ato na manhã desta segunda-feira (11), cobrando uma solução definitiva das prefeituras.
O ATUAL entrou em contato com a Prefeitura Itaguaí, através da Secretaria de Ordem Publica e Limpeza Urbana, que nos informou que a questão é com a Secretaria de Obras. Após alguns minutos transferindo a ligação para vários setores, um atendente da Secretaria de Obras, que não se identificou, não quis se pronunciar sobre o assunto e também não transferiu para o secretário da pasta, Eider Dantas. O ATUAL também tentou falar com a Prefeitura de Seropédica, mas não obteve respostas.
Sem resposta e sem previsão de quando os reparos serão reiniciados, quem sofre sãos moradores que já perderam os seus bens materiais com as chuvas da semana passada e rezam para que São Pedro não castigue mais a comunidade que não aguenta mais as promessas de políticos.