Marinha do Brasil realiza exercício com as Forças Armadas da França na Ilha da Marambaia
Desde domingo (14), está em curso a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, uma iniciativa conjunta entre a Marinha do Brasil (MB) e as Forças Armadas da França, que incluem a Marinha Nacional da França (MNF) e a 9ª Brigada do Exército francês, especializada em operações anfíbias. O exercício, que se estenderá até o dia 20 de abril, conta com a participação de cerca de 2.250 militares, sendo 1.460 brasileiros e 790 franceses, e está sendo realizado na área marítima entre as cidades do Rio de Janeiro e Mangaratiba.
Além de aprimorar a interoperabilidade entre as Forças envolvidas, a Operação “Jeanne d’Arc 2024” tem como objetivo fortalecer a cooperação e estreitar os laços de amizade entre a MB e as Forças Armadas da França, contribuindo para a atuação conjunta no campo da Diplomacia Naval. O exercício será dividido em duas etapas distintas: a fase de mar, que ocorreu de 14 a 16 de abril, e a fase de porto, programada para os dias 17 a 20 de abril.
Durante a fase de mar, foram realizados diversos exercícios militares, com destaque para uma Incursão Anfíbia, realizada nesta segunda-feira (15), na área do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM), situado na região da baía de Sepetiba, em Mangaratiba. Essa etapa incluiu atividades relacionadas às principais funções do Poder Naval, como projetar poder por meio de uma incursão anfíbia e controlar áreas marítimas adjacentes à operação.